Parto humanizado: respeitando escolhas
Luz baixa e música para deixar o ambiente tranquilo. Envolvimento do pai com toda a emoção do momento, oferecendo a oportunidade de cortar o cordão umbilical na hora do nascimento. Essas são algumas das ações que fazem parte da rotina de partos das clientes que escolhem a Maternidade Unimed – Unidade Grajaú ou a maternidade do Hospital Unimed – Unidade Betim para terem seus filhos.
O nome humanização vai além. Mais do que cuidar, é garantir que todas as escolhas feitas pela família serão respeitadas durante esse momento tão importante. E tudo isso só acontece porque as equipes médica e assistencial que atuam em nossas unidades próprias têm feito um trabalho em parceria, com o foco do cliente.
"Na minha vivência como obstetra já passei por experiências diversas e vi como a atuação multiprofissional gera bons resultados na assistência. Por isso, todo o nosso trabalho começou com a aproximação da equipe, visando a uma atuação mais coesa, em prol da satisfação das nossas pacientes. Antes, por exemplo, a enfermeira obstetra não participava diretamente de todo o processo, mas agora ela acompanha o parto e está ao nosso lado para apoiarmos as mães nesse momento tão especial. Hoje, todas as ações que fazemos só são possíveis graças a essa equipe dedicada e que tem o foco do cliente”, conta Flávia Frattesi, médica obstetra e uma das responsáveis pela implementação das ações do parto humanizado no Centro Cirúrgico e Obstétrico do Hospital Unimed – Unidade Betim.
Como funciona o planejamento do parto respeitoso
Durante as consultas de pré-natal, a cliente pode fazer um plano de parto. Ele é um documento que traz todas as informações necessárias para o momento e algumas perguntas para que a gestante sinalize como ela deseja que o procedimento aconteça. É por meio dele que nossas equipes conseguem realizar o planejamento, atendendo os desejos das nossas clientes.
Saiba mais sobre as iniciativas para a oferta do melhor cuidado às mamães, seus bebês e familiares em nossas maternidades: