skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Participe do próximo Café Controverso, dia 30/06

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2030, aproximadamente 82 milhões de pessoas no mundo sofrerão de demência, síndrome em que há deterioração da memória, do comportamento e da capacidade de realizar atividades cotidianas. Atualmente, cerca de 50 milhões de cidadãos têm a doença, que atinge entre 5% e 8% da população com mais de 60 anos, segundo a OMS.

Para discutir os desafios no cuidado, especialistas e público se reúnem no próximo sábado, 30 de junho, no Café Controverso: Saúde em Pauta, viabilizado pela parceria entre Instituto Unimed-BH e Espaço do Conhecimento, que será realizado a partir das 11h,  com entrada franca.

A demência é um termo abrangente para várias doenças que afetam a memória e outras habilidades cognitivas. A doença de Alzheimer é a forma mais comum, contribuindo para 60% dos casos, conforme dados da OMS.

 “Alguns sinais indicam a necessidade de consultar um especialista, como perda de memória percebida somente pelos familiares e não pela própria pessoa. Outras funções cognitivas também podem ser afetadas, como a capacidade de cálculo e julgamento, a habilidade para executar tarefas do dia a dia e o comportamento, com o desenvolvimento de alguns hábitos”, explica um dos participantes do evento, o geriatra da Unimed-BH, professor associado da Faculdade de Medicina (UFMG) e pós-doutor em Educação Médica, Flávio Chaimowicz.

De acordo com o outro debatedor do encontro, o geriatra, doutor pela UFMG e coordenador do laboratório de Qualidade de Vida e Cognição da Universidade Federal de Ouro Preto, Fausto Aloísio Pedrosa Pimenta, alguns comportamentos podem reduzir o risco de desenvolvimento da doença. “Existem marcadores biológicos que antecedem os sintomas, e exames genéticos contribuem para o diagnóstico. Paralelamente, é preciso ficar atento a fatores de risco modificáveis, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo, diabetes e obesidade. Nunca é tarde para mudar de vida e se preparar para um envelhecimento saudável”, afirma.

O debate entre eles será mediado por Leonardo Cruz de Souza, professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFMG e neurologista da Unimed-BH especializado em Distúrbios Cognitivos. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Café Controverso
A proposta do Café Controverso, lançado em 2012, é discutir temas atuais a partir de múltiplas perspectivas, dando oportunidade para os seus pontos de encontro e contradições. O projeto, idealizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG, promove encontros mensais e, nessa trajetória de cinco anos, vem propiciando o compartilhamento de informações das mais diversas áreas do conhecimento, de dentro e fora da Universidade.

Café Controverso – Saúde em Pauta | Alzheimer e demência: desafios no cuidado
30 de junho de 2018, sábado, das 10h às 12h
Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Evento gratuito

Ação viablizada pelo Instituto Unimed-BH 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top