skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Inovação em saúde na pauta do dia

 

O diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, o secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, e o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, foram convidados da terceira edição do evento on-line "Conexão Empresarial 20/21", realizado pela VB Comunicação, no dia 23 de julho. Com o tema voltado para Saúde e Bem-Estar, o encontro debateu também tecnologia na saúde e campanha de vacinação.

 

O diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, participou do primeiro painel junto com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti. Samuel falou sobre inovação em saúde e como ela foi utilizada durante a pandemia para melhorar a experiência do cliente. “A inovação está presente na Medicina há muitos anos e na Unimed-BH ela faz parte do nosso dia a dia. Durante a pandemia, nós inovamos em várias áreas e posso citar como exemplo a consulta on-line Coronavírus, que já ultrapassou 450 mil atendimentos, o uso de chatbots, o novo APP da Unimed-BH e o uso de inteligência artificial na aprovação de procedimentos. Essas são melhorias que impactam de maneira positiva a experiência do nosso cliente”, destacou.

Já o secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, falou sobre o grande desafio de administrar a pasta da saúde durante a pandemia. “A COVID-19 é uma doença que exigiu grandes esforços da nossa parte. A doença demandou uma grande ampliação de leitos de terapia intensiva em várias cidades do Estado. Os gestores das pastas de saúde enfrentaram momentos difíceis como a falta de insumos e a dificuldade de verbas” afirmou. O secretário também falou sobre a campanha de vacinação no Estado. “Podemos ver que a vacinação está surtindo efeito. O número de casos graves vem reduzindo e de pessoas que precisam de internação também”, declarou e completou “a expectativa é que até setembro todos os adultos do Estado estejam vacinados com a 1ª dose. Também estamos discutindo junto com o Ministério da Saúde a possibilidade de vacinar o público adolescente”, reforçou.


Secretário de Saúde destaca parceria público-privada

No segundo painel, o tema saúde continuou na pauta. Para o debate, o evento trouxe o cooperado da Infectologia e diretor técnico-científico do Hospital Felício Rocho, Adelino Melo Freire Junior, o cardiologista, Marcos Andrade, o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, e a diretora da Rede Mater Dei, Márcia Salvador.

O primeiro a fazer um pronunciamento foi o secretário municipal de saúde, Jackson Machado, que relembrou a importância das parcerias com a rede privada durante a pandemia. “Importante ressaltar a parceria com empresas como a Unimed-BH, que fez a cessão da tecnologia da plataforma da consulta on-line para a Prefeitura, a ArcellorMittal, que apoiou a construção do laboratório de testes do coronavírus na capital e as redes farmacêuticas que ajudaram na campanha de vacinação contra a gripe”, declarou. O secretário falou ainda do monitoramento dos indicadores da capital e sobre o Matriciamento de Risco (MD) – medido pela incidência de COVID a cada grupo de 100 mil habitantes e sua tendência, além da taxa de mortalidade (que implica pressão sobre o sistema de saúde) e sua tendência. “O Matriciamento de Risco vai nortear as ações de flexibilização e outras aberturas na capital. Hoje o Matriciamento de Risco está em 85% e, com isso, a Prefeitura publicou um decreto que autoriza o retorno das escolas presenciais dos alunos do ensino médio a partir dessa sexta-feira”, disse. O secretário municipal também destacou o sucesso da campanha de vacinação. “Um quarto da população alvo já está imunizada na capital”, completou.

O infectologista e cooperado da Unimed-BH, Adelino Melo Freire Júnior, falou sobre esse novo momento e disse que a transmissão do vírus só vai cair depois que realizarmos uma ampla vacinação de população. “O RT ainda está acima de 1 e isso mostra que a pandemia continua acontecendo de forma significativa. Ainda existe o cenário de uma nova variante, a Delta, que já está presente no Brasil. O que precisamos é seguir com a vacinação. Quanto antes conseguirmos fechar esse ciclo da primeira dose já podemos vislumbrar uma volta à normalidade”, relatou.
 

A diretora da Rede Mater Dei, Márcia Salvador, falou sobre as atuações da Rede durante a pandemia. Segundo ela, o grande impacto da pandemia foi em março e abril de 2021, quando a Rede Mater Dei chegou a ter mais de 300 pacientes internados. A diretora também destacou que neste segundo momento da pandemia houve maior demanda por leitos de terapia intensiva e os pacientes ficaram mais tempo em internação. “Chegamos a adaptar parte do nosso centro cirúrgico para Terapia Intensiva”, afirmou.

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO EVENTO NA ÍNTEGRA.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top