skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Onda roxa é postergada em Minas e cooperados alertam para a gravidade do cenário

Confira as medidas que a Unimed-BH tem tomado para aumentar a sua capacidade de atendimento nesse momento da pandemia.


A criticidade do momento atual, com o agravamento da pandemia, vem exigindo medidas urgentes da Cooperativa para conseguir atender a alta demanda de pacientes que procuram as nossas unidades assistenciais. Uma dessas medidas será a abertura de 350 novos leitos na Rede Própria Unimed-BH até o início de abril.

Como já é de conhecimento, a Cooperativa atingiu o limite de sua capacidade de atendimento e as iniciativas emergenciais visam, neste momento, a salvar vidas e evitar que faltem recursos.

A Unimed-BH está montando estruturas extras em seus hospitais com toda infra-estrutura, tanto de equipamentos – incluindo respiradores e oxigênio – como de equipes especializadas. 

Além da ampliação de leitos, nos últimos dias, em função do aumento exponencial da demanda, a Cooperativa reforçou o estoque de insumos, medicamentos e equipamentos; expandiu a equipe que trabalha na linha de frente e está contratando mais de 300 novos profissionais de saúde. Saiba mais aqui sobre as vagas em aberto.


 

 

Relembre outras iniciativas da Cooperativa:

 • Criação de novos leitos de UTI respiratória no Hospital Unimed – Unidade Betim e Hospital Unimed – Unidade Contorno.  

• Adequação de leitos isolados para internação clínica de pacientes adultos com suspeita ou confirmação da COVID-19 no Hospital Infantil São Camilo Unimed e na Maternidade Unimed Grajaú

• Reabertura do Hospital Unimed Betim (unidade Centro): novos leitos de internação e leitos semi-intensiva que serão destinados exclusivamente aos pacientes diagnosticados com a doença.

• Em abril, será aberta uma nova unidade de pronto atendimento no Centro de Promoção da Saúde – Unidade Pedro I.

• Desde o dia 8 de março a Cooperativa suspendeu as cirurgias eletivas em sua rede própria e rede prestadora. Estão suspensas também todas as cirurgias ambulatoriais.

• Criação de um serviço de pronto-consulta para as pequenas urgências clínicas nos Centros de Promoção da Saúde unidades Santa Efigênia e Pedro I, com funcionamento durante 7 dias por semana das 9h às 20h. O objetivo é evitar deslocamentos para os PAs.

• Contratação imediata de profissionais para linha de frente: atualmente são mais de 300 vagas abertas.

• Desde o início da pandemia, a Cooperativa oferece aos seus clientes o serviço de Consulta On-line Coronavírus e o telemonitoramento de pacientes com suspeita e confirmação da COVID-19.


Mensagem dos nossos cooperados

Com o agravamento da pandemia, alguns cooperados gravaram mensagens informando sobre o cenário vivido dentro dos hospitais e alertando a população sobre as medidas de segurança como a forma mais eficaz para combater o avanço da doença. Assista abaixo:

 

LUCAS VIEGAS – Hospital Unimed Unidade Contorno

 

ADELINO MELO – Hospital Felício Rocho

 

CLÁUDIO GUZELLA – Hospital Unimed-Unidade Betim

 A Cooperativa continua fazendo um apelo para o envolvimento de toda a população no combate à COVID-19. A taxa de transmissão do vírus está em alerta vermelho na nossa região. Por isso, neste momento, é fundamental que a população siga corretamente todas as medidas decretadas pelo Governo de Minas Gerais e pela Prefeitura de Belo Horizonte. Mais do que nunca, é preciso cooperar e pensar de forma coletiva, mantendo o isolamento social e obedecendo o toque de recolher.

 

Cenário em Belo Horizonte

Na quarta-feira, 24/3, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais anunciou, por meio de coletiva de imprensa, a prorrogação da “onda roxa”, a fase mais restritiva do Programa Minas Consciente, implementado pelo Governo do Estado durante a pandemia. A medida passa a valer até o dia 04 de abril. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, no dia 23 de março, o Estado atingiu o recorde de mortes pela COVID-19, com 374 óbitos notificados em 24 horas.

Entre as regras da onda roxa, está o toque de recolher em todas as cidades, das 20h às 5h, e aos finais de semana. A decisão só não se aplica aos serviços essenciais, como a prestação de serviços de saúde. Diante disso, orientamos que nossos profissionais transitem em vias públicas portando documento de identificação e o crachá da Cooperativa, caso sejam abordados por algum órgão de fiscalização e precisem comprovar a sua função. Essa determinação do governo é reflexo direto da grave situação dos hospitais e das unidades assistenciais que atendem a pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus.

Nos últimos dias, a ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento da COVID-19 da Rede SUS e da Rede Suplementar de Saúde da capital mineira ultrapassou os 100%. Com objetivo de reduzir ainda mais a circulação de pessoas, a Prefeitura proibiu o funcionamento de estabelecimentos do setor alimentício aos domingos, como supermercados, sacolões, padarias, Mercado Central, entre outros. A medida passa a valer neste domingo, dia 28 de março.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top