O sonho da Sophia não pode parar. E contamos com você para realizá-lo!
Mesmo na pandemia, os sonhos precisam seguir em frente. Sonhos de crianças e jovens alunos da Escola de Artes Instituto Unimed-BH. Sonhos de artistas locais que têm na arte sua fonte de renda. E para que milhares de sonhos possam continuar, convidamos você a participar da campanha de captação do Programa Sociocultural Unimed-BH 2021!
Em nossa estreia, a protagonista é a Sophia Gabrielly Basílio. Ela tem 11 anos e mora no Morro das Pedras. Sabe por que escolhemos a história da Sophia para contar a você hoje? Porque desde os 8 anos ela tinha o sonho de participar da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, com atividades que acontecem lá na comunidade. Desde 2016 ela vem realizando esse sonho, sem interrupção mesmo no complexo cenário que estamos vivendo.
Conversamos com a mãe da Sophia, Marilaine Basílio dos Santos, que dividiu um pouco da história da filha com a gente. “A Sophia, quando mais nova, era bem tímida. Foi quando ela começou a fazer as aulas de balé. Frequentou por um tempo e foi mudando, ficando mais à vontade e passou a ficar mais comunicativa. Foi quando me pediu para ir para as aulas de percussão, porque sabia que além dos ensaios, poderia fazer apresentações. Desde 2018 ela está lá e não parou mais”, conta Marilaine.
Com a chegada da pandemia, a rotina mudou, mas a paixão da Sophia pela percussão continua. “No ano passado, as aulas passaram a ser on-line. Todo sábado as crianças se reúnem ao vivo com o professor Rafael pelo Instagram. E durante a semana os alunos fazem atividades em casa para serem avaliadas na aula seguinte. Eu faço de tudo para acompanhar a Sophia, mesmo tendo só o meu celular. A gente grava um vídeo e envia pelo grupo do WhatsApp que o professor acompanha”, explica Marilaine.
Mesmo com todos os desafios do momento, a mãe reconhece como a Escola de Artes faz bem para a Sophia. “Não quero desistir. Quero que ela continue. Só tem benefícios. A Sophia desenvolveu muito na comunicação e passou a ser mais prestativa. Além dela, também tenho mais três sobrinhos que participam das aulas. Aqui em casa é benefício para a família toda” completa.
A Sophia aproveitou e gravou um recado para a Unimed-BH. Dê o play para conferir:
E tem mais: a Sophia e os primos Lucas e Ingrid, também alunos da Percussão, improvisam os instrumentos para fazer as aulas em casa! Usam colher, cabo de vassoura, uma espuminha para deixar a ponta do cabo macia e pronto: virou a baqueta! O batuque é feito em uma tábua de madeira. Eles gravaram um vídeo para dividir com a gente tanta criatividade:
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE DO BEM
Gostou de conhecer a história da Sophia? Agora multiplica esse sonho por tantos outros de crianças, jovens, famílias, artistas e produtores culturais da nossa cidade e região metropolitana. Você pode fazer parte deles!
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e faça hoje a sua adesão ao Programa Sociocultural Unimed-BH!
Como confirmar a adesão
Atenção: mesmo se você fez a adesão ano passado, a renovação não é automática. É preciso acessar o sistema e confirmar sua adesão para a edição deste ano. Basta escolher a modalidade na qual deseja realizar a sua doação este ano: através do seu Imposto de Renda (Opção 1) ou por meio de doação direta, sem usar o Imposto de Renda (Opção 2).
O processo é simples e rápido, e você pode garantir até 40 pontos no Programa Participação Pontuada*. Participe!