skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

“O silêncio e o barulho podem ser valores. Tudo depende de quem ouve”

Na última edição do Fórum de Ideias, Clóvis de Barros trouxe reflexões sobre a importância da ética e atenção aos diferentes valores no combate ao assédio

Ética, moral e o comportamento humano foram pontos centrais da palestra do professor Clóvis de Barros no Fórum de Ideias da última segunda-feira, 26/08, no Espaço de Eventos Unimed-BH. Parte da campanha contra o assédio no ambiente de trabalho, o encontro reuniu quase 300 médicos cooperados em um momento de reflexão sobre como nossas atitudes impactam as outras pessoas e a sociedade de modo geral.

Clóvis de Barros, que palestra há mais de dez anos no mundo corporativo e é autor de diversos best-sellers, destacou a multiplicidade de valores como um desafio no exercício de conviver: “Os valores são muito complexos. O silêncio e o barulho podem ser valores. Tudo depende de quem ouve”. O conceito vai ao encontro do que expôs a campanha contra assédio divulgada pela Cooperativa ao longo do mês de agosto. Nas peças, um apelido “carinhoso” se tranforma em “preconceituoso”. A piada “engraçada” vira “constrangedora”, de acordo com a interpretação do indivíduo impactado.

As tranformações constantes dos comportamentos considerados éticos também foram apontadas pelo professor da USP como um desafio para nossa forma de relacionar, reforçando a necessidade de que organizações e indivíduos busquem a constante evolução desse tipo de código. “As condutas éticas estão sempre em transformação. A ética nada mais é do que a inteligência que elabora os valores e princípios em um determinado contexto”, disse.

A possibilidade de mudança de comportamento foi apontada, entretanto, como uma possibilidade viável e que deve ser sempre exercitada, uma vez que, segundo Clóvis, a falha ética não é intrínseca ao indivíduo, mas ao seu comportamento. “Apenas a conduta é canalha, pois basta uma mudança de comportamento para que o canalha o deixe de ser”, garantiu.

   
   

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top