O ‘Queijo Canastra’ foi a estrela da noite
Por trás de um jeito carismático e bem-humorado de conduzir sua apresentação, o produtor rural João Carlos Leite, conhecido como Joãozinho, apresentou para os convidados do último Unimed-BH Convida um rico conhecimento sobre o Queijo Canastra. Sem dúvidas, quem esteve por lá, no último dia 24, saiu ainda mais apaixonado por esse produto que representa a identidade mineira e é propulsor de desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.
De forma bem descontraída, Joãozinho nos levou a uma viagem no tempo, para que pudéssemos perceber a importância do queijo e suas descobertas de sabores graças às formas de maturação em cada época e região.
Além disso, nosso convidado contou sobre seus esforços junto aos mais de 700 produtores registrados do queijo canastra em Minas Gerais, para aprender sobre práticas de ‘cura’ e para a regulamentação do produto.
“Com o apoio da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais e suporte do SEBRAE, para a área de vendas, implementamos uma verdadeira mudança em nossa cultura de fabricação. Não é fácil, mas vem dando certo”, afirmou João Carlos Leite.
Segundo ele, hoje são fabricados, aqui no Estado, vários tipos de queijos que podem ser comparados aos famosos queijos europeus. Exemplo disso é o ‘Canastra Real Maturado', vendido a R$ 170,00 o quilo.
“Mais que produzir um produto de qualidade, o que realmente queremos é contribuir com os produtores e suas famílias, com o aumento da renda e com o sonho da continuidade para as gerações futuras”, concluiu.
Com a palavra, cooperados que prestigiaram o evento
"Eu não conhecia o Joãozinho, mas afirmo que ele é o mais mineiro dos mineiros. Ele conseguiu explicar o Império Romano e a Revolução Industrial por meio da história do queijo. Ele é culto e divertido ao mesmo tempo! Minha filha e eu adoramos participar deste evento."
Milene de Melo, cooperada da Psiquiatria
"Venho ao Unimed-BH Convida motivado por momentos como esses, que nos trazem assuntos diferenciados e nos permitem sair um pouco da esfera de assuntos médicos. Para mim, é extremamente rico absorver novos conhecimentos."
Marco Antônio Tanure, cooperado da Oftalmologia