skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

O que podemos fazer para reduzir os impactos das enchentes nas cidades?

Diante das enchentes que causaram grandes estragos na cidade de Belo Horizonte, a imprensa e toda a população tem se questionado sobre o que o poder público e a sociedade podem fazer para reduzir os impactos da urbanização e do crescimento acelerado. Um dos pontos de destaque do Plano Diretor de Belo Horizonte é a implantação de medidas de compensação ambiental pelas empresas, como os telhados verdes e o reaproveitamento de água das chuvas.

A Unimed-BH já vem implantando em suas unidades iniciativas que contribuem para a preservação dos recursos hídricos e que ajudam na absorção da água das chuvas. 

Recursos hídricos
A preservação dos recursos hídricos é um valor para a Unimed-BH. Em quatro unidades assistenciais próprias, usamos água de poços artesianos para atividades de limpeza: Hospital Unimed – Unidade Contorno, Hospital Unimed – Unidade Betim e Centro de Promoção da Saúde Unimed – Unidade Santa Efigênia. Além disso, na unidade Santa Efigênia, há também um sistema de captação de água de lençol freático, utilizada na irrigação de jardins. Outras cinco unidades dispõem, ainda, de caixa de captação de água de chuvas: Santa Efigênia, Contagem, Pedro I, Hospital de Betim e o Centro de Inovação Unimed-BH.

Telhado Verde
O Edifício Inconfidentes e o Centro de Promoção da Saúde Unimed – Unidade Santa Efigênia contam com telhados verdes, jardins sobre lajes que transformam a área impermeabilizada em vegetada e minimizam os impactos ambientais da cidade. A iniciativa ajuda a melhorar a qualidade do ar, além de reduzir a possibilidade de alagamentos e o consumo de energia. 

No Edifício Inconfidentes, a área verde ocupa aproximadamente 1.135 m². A vegetação priorizou espécies nativas da mata atlântica e cerrado. Já na unidade Santa Efigênia, o espaço é de aproximadamente 590 m². A Cooperativa utilizou espécies nativas da flora brasileira, rasteiras e de médio porte, incluindo árvores frutíferas como goiabeira, jabuticabeira, pitangueira e aceroleira.

Telhado verde no CPS Santa Efigênia 

Assista matéria sobre o tema exibida no Jornal da Globo, no último dia 31 de janeiro.


 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top