skip to Main Content

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Arquivos por Ano/Mês

Edições

O poder da cooperação é tema de apresentação do Diretor de Serviços Próprios da Unimed-BH

Os diferenciais do modelo cooperativista e a importância de preservá-lo foram temas de apresentação no Fórum de Ideias – Série Especial 50 anos

O poder da cooperação. Este foi o tema da apresentação realizada pelo Diretor de Serviços Próprios da Unimed-BH, Múcio Diniz, durante a primeira edição do Fórum de Ideias – Série Especial 50 anos, que aconteceu na última terça-feira. Em sua fala aos cooperados, ele apresentou as diferenças entre os modelos cooperativistas e acionários, expôs os desafios do cenário da saúde suplementar e destacou a forma precária como o trabalho médico é tratado no modelo da concorrência capitalizada em bolsa.

“A operadora acionária pratica um modelo de relação com os médicos que é a de patrão-empregado. Um formato que traz uma série de limitações, como a exigência de número de consultas por hora e cumprimento de horários. Por outro lado, na operadora cooperativa os médicos não são contratados. São os proprietários da empresa, e isso faz toda a diferença", disse Múcio Diniz

Clique no play e confira a apresentação na íntegra.

Desafios dos últimos 7 anos

A apresentação do Diretor de Serviços Próprios mostrou também os grandes desafios enfrentados pela cooperativa nos últimos anos e destacou como o modelo adotado pela Unimed-BH foi fundamental para superá-los. “Enfrentamos obstáculos econômicos, no trabalho médico e também desafios causados pelo acirramento da concorrência. Acreditamos que conseguimos superá-los devido ao nosso modelo cooperativista, que se pauta na força do coletivo e visa sempre os melhores resultados para todos. Esse é o diferencial da Unimed-BH, e é isso o que precisa ser preservado”, disse Múcio Diniz.
 

Os três principais desafios do cenário enfrentado pela cooperativa, nos últimos 7 anos, foram abordados por Múcio Diniz

Participação dos cooperados

O Diretor de Serviços Próprios destacou, também, o valor da participação dos cooperados na condução da Unimed-BH – um movimento colaborativo que não existe em empresas acionárias.

“Na última live que tivemos no Hospital São Camilo, o cooperado Cristiano Albuquerque mencionou que ‘um médico da ponta conversar com a alta direção é um diferencial do cooperativismo’. Isso é uma verdade. Muitas são as opções de diálogo abertas pela cooperativa que comprovam essa afirmação: como os Cafés com Cooperados, Visitas às Unidades Próprias, entre outros encontros. Em uma empresa acionária, essa troca simplesmente não existe”, destacou.


 

Venda da cooperativa

Antes de encerrar a sua apresentação, o Diretor de Serviços Próprios comentou sobre questões que geralmente são relatadas por cooperados em outros fóruns de participação. Uma delas, é sobre a suposta venda da Cooperativa. Múcio assegurou que estas propostas não existem, e as notícias são criadas por pessoas mal-intencionadas. “O nosso diretor-presidente, Samuel Flam, já garantiu que caso exista qualquer proposta de compra da cooperativa, nós, os cooperados, seremos os primeiros a saber. No entanto, isso simplesmente não existiu até o momento”, esclareceu.

Múcio Diniz explicou, entretanto, que aqueles que estão considerando a possibilidade de venda da cooperativa precisam se atentar à alguns aspectos. “A venda da Unimed-BH significaria a perda de nosso modelo. Com isso, perde-se a marca Unimed e a rede nacional de atendimento, reduzindo espaços de trabalho e extinguindo os nossos benefícios” apontou.

Ele abordou ainda o motivo pelo qual as novas operadoras de saúde parecem acreditar ser fácil tomar o mercado das cooperativas. "Elas enxergam o nosso modelo de gestão, participativo, democrático e com diretorias eleitas pelo voto, como uma fraqueza. Precisamos estar coesos para mostrar que essa é, justamente, a nossa fortaleza", disse o Diretor de Serviços Próprios.

Back To Top