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O nosso cuidado na Atenção Domiciliar

Sistema de consulta on-line vem sendo utilizado para proporcionar um cuidado diferenciado aos pacientes em acompanhamento pelo serviço de Atenção Domiciliar.

 

Você sabia que, atualmente, cerca de 4.400 clientes Unimed-BH são acompanhados de perto pelo serviço de Atenção Domiciliar disponibilizado pela nossa Cooperativa? A maior parte desses pacientes são idosos acima de 80 anos, portadores de doenças crônicas e que integram, portanto, o grupo de risco para a Covid-19.

Para protegê-los, desde o início da quarentena, o número de visitas programadas à residência dos pacientes foi reduzido, seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Nesse cenário, o que poderia ser feito para manter a qualidade da assistência e a saúde dos pacientes em dia?

Foi então que surgiu a Central de Telessaúde: um serviço que alia a necessidade dos clientes com os resultados positivos da consulta on-line já utilizada para o atendimento aos casos suspeitos da Covid-19.

Para a implantação do serviço foi preciso organizar a equipe e montar toda a estrutura física necessária para o atendimento virtual aos pacientes. De acordo com Janaína Araújo, gerente de Atenção Domiciliar, o resultado foi a montagem da estrutura em tempo recorde, na sede da Cooperativa, e a disponibilização do serviço ainda no início de abril. “O sucesso é fruto do empenho e da dedicação diária de todos os nossos profissionais, além do apoio que recebemos de colegas de diversas áreas”, disse.
 

Quer saber como funciona a Central de Telessaúde da Atenção Domiciliar?

O cliente ou o familiar entra em contato com a equipe da Atenção Domiciliar. A partir desse contato, o enfermeiro realiza a triagem e, se necessário, agenda a consulta on-line para a avaliação em vídeo. A partir dessa consulta, a equipe verifica a necessidade da visita ao domicílio.

Outro serviço fundamental da Central é o telemonitoramento. Uma equipe de enfermeiros e médicos fazem atendimento por telefone no canal exclusivo dos pacientes da Atenção Domiciliar. Os profissionais também entram em contato com os clientes para avaliações, conforme agenda de monitoramento.
 

Não para por aí…

Para ganhar agilidade nas consultas presenciais necessárias, foi organizado um time de resposta rápida formado por médicos e enfermeiros para os atendimentos na casa do paciente. Com isso, a equipe está preparada para atender os problemas com mais agilidade, seguindo todas as recomendações de prevenção à Covid-19.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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