skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

O fotógrafo e a lua

 

A fotografia tem o poder de registrar um momento e eternizá-lo. Ela também pode despertar emoções e nos fazer viajar no tempo, nos transportando para outros lugares. Para muitas pessoas a fotografia pode ser uma paixão que os acompanha durante várias fases da vida e pode ser aprimorada com o passar dos anos, se tornando um hobbie. Foi o que aconteceu com o médico Pediatra Neonatologista e cooperado da Unimed-BH, Ricardo Sobreira Silva Araújo.

Ricardo sempre gostou de eternizar os momentos em família e dos filhos e, com o tempo, começou a levar sua máquina fotográfica para todos os lugares. O pediatra mantém um perfil no Instagram onde deixa público seus registros como fotógrafo amador. Com um olhar diferenciado, ele capta momentos simples e os eterniza, seja uma cavalgada, pássaros ou ipês.  “Há uns oito anos comecei a praticar cavalgada planilhada, um enduro de regularidade a cavalo promovido pela Associação Mangalarga Machador. Ao iniciar a prática, levei minha máquina fotográfica e passei a registrar todas as provas.  A cada evento eu fazia registros e compartilhava nas redes sociais com os colegas. Com o tempo, percebi que aquele hobbie foi tomando um grande espaço na minha vida”, declarou.

Depois de registrar muitas cavalgadas, Ricardo passou a fotografar a natureza. A lua foi a sua fonte de inspiração. “Depois de uma viagem ao Nordeste eu me apaixonei por registrar a lua. Comecei a pesquisar quais os melhores momentos para fotografá-la e hoje uso o aplicativo gratuito Sky View para identificar suas fases, explica Ricardo.  Por meio desse aplicativo, ele consegue saber os dias e os locais onde a lua nasce e também os melhores momentos para fotografá-la.

Fotografia premiada

Em 2022, Ricardo Sobreira foi um dos vencedores do concurso “Seu Talento é uma Arte”, que homenageou médicos cooperados por seus trabalhos na fotografia, pintura e escultura.  O pediatra conquistou o 1º lugar da categoria fotografia com uma de suas fotografias da lua cheia em Belo Horizonte. “Da sacada da minha casa no bairro Sagrada Família consegui captar a lua cheia nascendo atrás de uma montanha, ainda de dia, em um raro momento quando ela parece quase tocar a terra”, destacou.

No perfil do Instagram do Ricardo – @ricardo.sobreira – é possível ver várias fotos da lua e suas diversas fases, além de vários registros de suas cavalgadas e da natureza.

Foto do médico Ricardo Sobreira vencedora do concurso "Seu talento é uma arte", realizado pela Unimed-BH em 2022

 

 

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top