skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Nova medida para garantir a segurança financeira dos cooperados

A mudança do cenário, passado um ano e meio de pandemia, demanda novas ações para continuarmos preservando a segurança financeira dos cooperados. Saiba mais abaixo.

 

Desde a chegada da pandemia da Covid-19 – que impactou significativamente organizações em todo o mundo – você tem acompanhado todas as medidas adotadas pela nossa cooperativa visando a resguardar a saúde financeira dos nossos médicos cooperados. E é só porque temos uma Unimed-BH sólida, pautada por decisões coletivas responsáveis, que nos foi possível realizar tudo o que fizemos nesse período.

Entre as ações implementadas, oferecemos o benefício de antecipação de 70% da produção e a garantia financeira para os que foram acometidos pela COVID-19; antecipamos a Produção Complementar de 2020, que contou com um montante recorde de R$ 250 milhões, e os critérios de produção foram flexibilizados para ampliar o acesso ao benefício; e, por decisão da Assembleia Geral, distribuímos as sobras do exercício de 2019, que totalizaram R$ 143,7 milhões.

Com as incertezas do cenário, também tomamos a decisão de suspender, no início da pandemia, o IDC – Índice de Desempenho e Competitividade -, que previa o incremento, de forma progressiva, na remuneração variável referente à meta de sinistralidade/Despesas Médicas (DM). Nesse período, direcionamos esforços para conseguir atender às necessidades impostas pela COVID-19 e, para isso, tivemos, em alguns momentos, que suspender a realização dos procedimentos eletivos.


O cenário atual e a nova medida para resguardar o pagamento da DM

Passado um ano e meio de pandemia, o atual contexto nos impõe novos desafios. O que estamos vendo agora é a retomada dos procedimentos que estiveram “represados” nos últimos meses em função do agravamento dos casos da COVID-19. Esse fator tem elevado o nosso indicador de Despesas Médicas para um patamar muito acima do esperado, com projeções que ultrapassam o teto de 77,5% para os próximos meses.

Sabemos que esse aumento na DM impacta parte da remuneração variável de nossos cooperados.

 

No entanto, independentemente dos desafios impostos pelo cenário, como cooperativa, as nossas escolhas serão sempre focadas na valorização do trabalho médico. Por esse motivo, tomamos a decisão de assegurar o pagamento desse componente coletivo na regra de remuneração para o próximo trimestre (referente à produção de agosto, setembro e outubro – com crédito no pagamento dos meses de setembro, outubro e novembro).

Estamos tomando todas as medidas necessárias para minimizar o impacto do crescimento do custo assistencial, como a padronização de fluxos e procedimentos em nossas unidades assistenciais próprias; a readequação das estruturas para a nova realidade com a redução da demanda por leitos COVID; a aplicação de forma mais efetiva da regra de carência para novos clientes; e o acompanhamento dos itens que geram maior impacto – visando a adotar medidas para contenção de custos.

Entretanto, mais uma vez, precisamos reafirmar o nosso compromisso com o uso racional dos recursos e a sustentabilidade da nossa Unimed-BH. Disso depende a nossa competitividade para enfrentarmos uma concorrência cada vez mais agressiva em nossa área de atuação.

Continuamos contando com você para, juntos, seguirmos fazendo escolhas responsáveis e que priorizem o coletivo e o futuro da nossa Unimed-BH.

ABAIXO, VOCÊ CONFERE A MENSAGEM DO DIRETOR-PRESIDENTE, SAMUEL FLAM, DURANTE REUNIÃO DO CONSELHO SOCIAL E COMITÊS DE ESPECIALIDADES, EM QUE ELE FALA SOBRE O TEMA.

 

 

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top