Nova funcionalidade no SOL para facilitar o atendimento aos clientes transgêneros
A Unimed-BH tem o respeito como um valor. E a entrega da melhor assistência em saúde precisa estar sempre alinhada à experiência positiva do cliente durante todo o contato com a Cooperativa.
Por isso, realizamos uma importante melhoria no SOL – nosso sistema de gestão dos atendimentos médicos.
Fique por dentro da novidade:
De acordo com as regras internas da Unimed-BH, alguns procedimentos possuem análise de compatibilidade de acordo com o sexo do beneficiário – especificidade que pode gerar transtornos durante o atendimento a pacientes com cadastro inconsistente ou transgêneros.
Com o objetivo de tornar mais eficiente o processo de autorização das solicitações feitas em nosso sistema, implantaremos, a partir do dia 19/08, uma nova funcionalidade no SOL. A partir de agora, quando a ferramenta identificar alguma divergência entre o procedimento solicitado e o sexo cadastrado em nossos registros, o médico poderá sinalizar se o cliente atendido é transgênero ou se está com inconsistência no cadastro.
Veja, abaixo, como o fluxo será realizado (clique nas imagens para ampliar.):
Caso identifique que o procedimento foi solicitado por engano, basta clicar em cancelar.
Ao marcar a opção BENEFICIÁRIO TRANSGÊNERO, a solicitação de procedimento será enviada para os médicos auditores da Unimed-BH, que irão considerar a informação para que a liberação do pedido seja feita ao cliente.
Importante destacar que essa tratativa estará restrita aos médicos envolvidos no processo de autorização, o que garante o sigilo e a privacidade das informações do paciente.
Atenção: o ajuste dos dados no SOL será necessário apenas uma vez. Após a autorização do primeiro procedimento com essa sinalização, os pedidos seguintes não serão mais bloqueados para esse cliente por motivo de divergência de sexo.
Inconsistências no cadastro
Ao marcar a opção INCONSISTÊNCIA NO CADASTRO, a solicitação gerada pelo médico passará pelas regras padrão de auditoria e um alerta sobre a necessidade de checagem e ajuste dos dados será enviado para a equipe de cadastro da Operadora.
Confira abaixo algumas perguntas e respostas sobre a nova funcionalidade:
Será necessário que o médico envie algum documento do beneficiário para a auditoria durante o atendimento do cliente transgênero ou com inconsistência no cadastro?
Não será necessário o envio de nenhuma documentação no momento da consulta. Nos casos de erros de cadastro, a auditoria fará a validação da documentação do cliente já existente em nossos sistemas e, se necessário, fará novas solicitações posteriormente. Nos casos de clientes transgêneros, o médico auditor poderá fazer contato com o médico solicitante, caso necessite de algum esclarecimento.
Qual será o fluxo de autorização desses procedimentos?
O processo de autorização seguirá o mesmo fluxo e prazos de qualquer outro procedimento dentro dos sistemas Unimed-BH.
E sobre o retorno ao paciente? Como se dará?
O retorno com autorização ou negativa do pedido será enviado diretamente ao cliente através dos contatos cadastrados na Cooperativa.
Em quais casos esse tipo de procedimento pode ser negado ao paciente?
O procedimento somente será negado ao beneficiário se for constatado que o cliente não é transgênero ou caso ele não tenha direito ao procedimento por outros motivos não relacionados ao sexo: carência, incompatibilidade com as Diretrizes de Utilização da ANS, cobertura contratual etc.
E qual será a conduta caso seja identificada inconsistência no cadastro?
Nesse caso, a informação será encaminhada ao setor responsável pelo cadastro dos clientes na Cooperativa para que seja feita averiguação dos documentos apresentados e, caso seja comprovada falha, será realizada a adequação da informação cadastrada no sistema.
Em caso de dúvidas, acione a Gerência de Relacionamento com o Cooperado enviando um e-mail para o endereço atendimentoaocooperado@unimedbh.com.br. Você também pode entrar em contato com nossa equipe pelo telefone (31) 3229-5454.