Nossa Cooperativa, nossas escolhas, nossa responsabilidade
Confira a mensagem do diretor-presidente da Unimed-BH durante abertura da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária Digital.
A noite da quarta-feira, 31 de março de 2021, foi marcada por mais uma edição da Assembleia Geral de Cooperados da Unimed-BH. Essa é a quarta vez que a reunião é realizada em formato on-line, em razão da pandemia da COVID-19 – as outras três anteriores ocorreram em 2020.
Abrindo a Assembleia, o diretor-presidente, Samuel Flam, relembrou a situação crítica do cenário atual com o agravamento da pandemia e aproveitou para reforçar o pedido aos médicos para se juntarem às equipes da linha de frente. “A pandemia, como todos devem estar acompanhando, está em seu momento mais crítico desde o início da crise. A Cooperativa tem feito tudo o que está ao seu alcance para ampliar a oferta de leitos e assegurar o tratamento a todos nesse momento de aumento exponencial da demanda. Aproveito para reforçar o meu apelo: aqueles que têm condições, se apresentem para reforçar a nossa linha de frente de combate”, disse.
No decorrer de sua fala, Samuel Flam relembrou a todos também sobre o acirramento da concorrência nos últimos tempos e a importância de serem feitas escolhas com foco no BEM COMUM E NA SUSTENTABILIDADE DA COOPERATIVA, ainda que as dificuldades do momento atrapalhem a enxergar o futuro. “Que tipo de Unimed queremos ser? Queremos ser uma cooperativa saudável financeiramente para fazer frente à concorrência, à pandemia e à complexidade econômica do país? Uma cooperativa estável, que garante trabalho, renda e segurança aos seus cooperados no presente e no futuro? Ou queremos colocar em risco a nossa sustentabilidade, considerando a agressividade da concorrência que estamos enfrentando?”, perguntou o diretor-presidente propondo aos cooperados a reflexão.
Em seguida, Samuel Flam citou as propostas que seriam levadas para deliberação durante da Assembleia, fruto dos bons resultados da Cooperativa no último ano. As propostas foram pensadas a partir da escuta dos cooperados e após reuniões com o Conselho de Administração e Conselho Social nos últimos dias. “Tudo o que menos queremos nesse momento é a polarização que temos observado no mundo sobre diversos temas. Trata-se aqui de uma cooperativa. A cooperação e o compartilhamento de decisões estão no cerne da nossa forma de gerir. O momento agora é de união, de pensar e agir de forma conjunta para o bem da nossa Unimed-BH e, consequentemente, de nós cooperados”.
Em outro momento, Samuel Flam falou aos cooperados sobre o seu papel como presidente da Unimed-BH, função que cumpre há 7 anos, e destacou a importância de atuar tendo como foco a sustentabilidade da Cooperativa e não ações pontuais e populistas. “Zelar pela sustentabilidade é fundamental. Não há paraíso social sob ruína econômica. Há um ano de encerrar o mandato aparecem movimentos políticos com o objetivo de polarizar os cooperados, estimulando o conflito entre nós, e é a isso que a concorrência se refere quando diz que prefere mercados onde a disputa se dará com cooperativas. Completamos 50 anos de história, estamos mais preocupados com o futuro desta cooperativa e com o legado que deixaremos para nós e as próximas gerações. Lembro a todos que a cadeira do presidente não confere conhecimento a ninguém. Quem lá se senta deve trazer consigo conhecimento, reponsabilidade e ética, porque a combinação do poder sem conhecimento, responsabilidade e ética é desastrosa para qualquer instituição”.
Ao final, o diretor-presidente relembrou os 50 anos da Unimed-BH, celebrados nesta quinta-feira, 1º de Abril. "A Unimed-BH completa um marco histórico de 50 anos de existência. Meio século desde que um grupo de médicos mineiros decidiu somar esforços para cuidar das pessoas e, a partir desse ato de entrega, levar o sustento e a segurança financeira para as suas famílias. Com os alicerces daqueles que nos precederam, temos reforçado ainda mais o nosso compromisso com o trabalho ético, profissional, socialmente responsável e, acima de tudo, capaz de gerar valor e cuidado aos clientes, médicos cooperados, colaboradores, parceiros e a toda a sociedade."
Quer conferir a mensagem do diretor-presidente na íntegra? Clique aqui ou assista abaixo.