Noite de emoção e homenagens marca comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo
O 95º Dia do Cooperativismo, celebrado mundialmente em 4 de julho, foi motivo mais que especial para reunir, na noite de ontem, 13/7, dirigentes cooperativistas, lideranças médicas, parlamentares e outras autoridades no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte. Para quem conhece e acompanha a trajetória de quase 40 anos do diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, a noite ganhou uma importância ainda maior com a entrega da medalha de Mérito Cooperativista pelo Sistema Ocemg, realizador do evento.
“Eu poderia aqui falar sobre a sua formação, a sua atuação ética, o seu compromisso, mas não é sobre isso que quero falar. Quero falar do Samuel Flam que conheço, que pautou sua vida no amor. O amor a seus pais, a sua esposa e filhos, à profissão, à academia”. Essas foram as palavras emocionadas de Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG em sua fala durante a entrega da Medalha a Samuel Flam.
Scucato continuou dizendo sobre a alegria em poder homenagear uma das pessoas que mais representa o cooperativismo mineiro. “Nessa jornada, você foi formando um legado imaterial, construído com integridade. E isso é admirável. E quem mais admiramos é quem faz tudo com amor. Hoje sinto-me feliz por colocar em seu peito a mais alta insígnia do cooperativismo mineiro”, completou.
Na ocasião, além do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e o presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, também compuseram a mesa de honra o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; o vereador Wendel Mesquita; o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile; e o vice-presidente do Sistema Ocemg, Luiz Gonzaga Viana Lage. Todas as lideranças falaram em seus discursos sobre a importância do cooperativismo mineiro para o País e aproveitaram para prestar suas felicitações a Samuel Flam.
Homenagens
A medalha do mérito representa o maior reconhecimento no âmbito do cooperativismo mineiro e, anualmente, destaca a trajetória e atuação de um líder cooperativista. Instituída em 1991, a premiação leva o nome do médico pneumologista Dr. Paulo de Souza Lima, primeiro presidente da Ocemg.
“Foi um júbilo no Conselho do Sistema Ocemg/Sescoop quando o nome do Dr. Samuel foi anunciado para receber a medalha”, explicou Ronaldo Scucato.
Durante a solenidade, seis cooperativas mineiras também foram homenageadas pelos 50 anos de atuação.
Trajetória
Samuel Flam é cardiologista formado pela Faculdade de Medicina da UFMG (1978). É especialista em Cardiologia e em Clínica Médica.
Sua experiência em gestão de cooperativas se iniciou à frente da Diretoria Financeira da HCCoop. Foi conselheiro de Administração da Unimed-BH de 2002 a 2006 e presidente da Credicom por dois mandatos, de 2005 a 2013. Em sua gestão, a Credicom deu importante salto ao se unir com a Unicred-BH e outras cinco cooperativas, vindo a alcançar as marcas de 40 mil cooperados e R$ 1 bilhão em ativos no último ano de gestão.
Em 2012, foi eleito diretor Financeiro e Comercial da CECREMGE e, em 2013, passou a integrar o Conselho de Administração da OCEMG. Desde 2014 é diretor-presidente da Unimed-BH e, com a sua gestão, a Cooperativa registrou o marco histórico de 53% de participação de mercado, alcançando mais de 1,2 milhão de clientes.