Respeito à diversidade
Na Unimed-BH adotamos o nome social no crachá para os colaboradores e na carteirinha dos clientes transgêneros. Conheça essa e outras iniciativas da Cooperativa em respeito à diversidade e saiba como orientar os clientes nesses casos.
Cada pessoa é única, possui sua identidade de gênero, sua crença, sua cor, sua sexualidade e seus valores. E é fundamental considerarmos essa pluralidade para entregarmos, aos nossos clientes, a melhor experiência em saúde. É preciso pensar o tema da diversidade de forma ampla, desmistificando preconceitos relacionados a qualquer rótulo.
Somos signatários do Pacto Global da ONU e, desde 2012, integrantes da Rede Desafio 2030. Em 2020, evoluímos ainda mais em nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e desenvolvemos um trabalho de priorização dos ODS mais relacionados ao nosso negócio. A ODS 5 – igualdade de gênero, é um desses objetivos.
O cooperado da Oftalmologia, Luiz Carlos Molinari, destaca que respeito deve ser uma premissa durante todo o contato com o paciente. “Como cooperados da Unimed-BH, nós temos um papel fundamental no acolhimento aos pacientes, independentemente de gênero, cor ou sexualidade. Atender de forma empática, desde o agendamento da consulta, recepção no consultório, proximidade na fala, são algumas das atitudes indispensáveis para entregarmos uma assistência segura e respeitosa aos nossos clientes. ”, reforça. |
Dessa forma, estamos realizando uma campanha de sensibilização sobre esse tema.
Você sabia que temos dado importantes passos nesse caminho?
:: A Unimed-BH possui um programa de Capacitação para Pessoas com Deficiência focado na formação e no desenvolvimento desses profissionais;
:: A Cooperativa também tem realizado a capacitação de colaboradores para atendimento em libras. Inclusive, no serviço de Consulta On-line Coronavírus há profissionais treinados para o atendimento aos clientes que possuem qualquer tipo de deficiência;
:: As mulheres compõem 39% do quadro de cooperadas e 76% do quadro de colaboradores na Cooperativa. Elas também ocupam 67% dos cargos de liderança;
:: A Unimed-BH foi uma das primeiras operadoras de planos de saúde a reconhecer a união homoafetiva;
:: Usamos o nome social para identificação de clientes e colaboradores.
O ACESSO À SAÚDE COMEÇA PELO NOME
Pensando em entregar a todos os nossos clientes assistência à saúde respeitosa e de qualidade, a Unimed-BH tem aprimorado os processos para atender cada vez melhor os nossos clientes transgênero. Uma dessas iniciativas foi a emissão das carteirinhas do plano de saúde com o nome social escolhido por esses clientes para a sua identificação. O modelo, que teve início em março de 2020, também é utilizado por outras singulares do Sistema Unimed e está disponível tanto em formato impresso quanto on-line, no aplicativo do cliente.
A utilização do nome social é mais uma atitude de cuidado que precisa estar presente na rotina de atendimento.
É importante destacar que estar atento a essas informações evita a exposição dos nossos clientes a situações desconfortáveis e constrangedoras, que podem impactar negativamente a reputação da Cooperativa e, pior, dificultar o acesso à saúde às pessoas trans.
Caso conheça algum cliente que precise fazer a substituição da carteirinha, utilizando o nome social, direcione-o a ligar 0800 030 30 03 opção 9 para ser orientado sobre a documentação necessária.