Mudanças no modelo assistencial são necessárias e o GUIA é o caminho
A 10ª edição do Encontro de Cooperados realizou uma grande entrega: o lançamento do GUIA – Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais marca uma nova fase na gestão da cooperativa, que direciona seus esforços para a análise de seu desempenho e identificação de oportunidades de melhoria em todos os seus processos, visando alcançar avanços na qualidade dos serviços prestados e a sustentabilidade do negócio.
Para discutir a relevância da iniciativa como estratégia de futuro da cooperativa, Michelle Mello, diretora adjunta de desenvolvimento setorial da ANS e Luiz C. L. Nogueira, sócio, consultor e gerente de projetos da Falconi Consultores de Resultado participaram do painel Indicadores Assistenciais: avanços de qualidade em prol da sustentabilidade.
Luiz C. L. Nogueira ressaltou que a mensuração dos resultados é fundamental para a análise da performance de uma operadora de saúde de forma isenta, gerando substrato para o estabelecimento de melhores práticas e avaliação da efetividade de seus processos. A utilização de indicadores em saúde suplementar nunca foi tão pertinente, segundo o consultor: “Em momento de crise, não devemos ter foco somente nos desafios ocasionados pela redução da atividade econômica, aumento do desemprego, diminuição da carteira de clientes e alta do dólar pressionando os custos. Precisamos estar preparados para a retomada do crescimento e, em saúde suplementar, ter uma gestão baseada em indicadores de qualidade pode ser um grande diferencial competitivo”, afirmou.
Apresentando dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre a quantidade abusiva de exames produzida por prestadores de serviços em saúde, Michelle Mello comentou sobre a falha existente no modelo assistencial brasileiro, que privilegia a quantidade de procedimentos realizados, remunerando por volume produzido. “Nosso modelo de assistência não é sustentável. Precisamos encontrar caminhos para reorganizar o sistema, reduzindo o desperdício de recursos e considerando a qualidade do atendimento como intrínseca ao nosso negócio”.
Ainda segundo a diretora adjunta da ANS, o caminho para a sustentabilidade dos negócios em saúde suplementar está na profissionalização da gestão para o desenvolvimento de visão sistêmica sobre os custos em saúde e seus impactos: “A Unimed-BH se destaca no cenário nacional por seu pioneirismo e o GUIA é exemplo disso. Este programa pode ser um grande salto para a mudança de modelo e a participação dos cooperados na implementação da estratégia é fundamental. O diagnóstico da saúde suplementar está traçado e os desafios estão postos. Como não há um modelo pronto a ser seguido, diretoria e cooperados precisam, juntos, construir o caminho para a sustentabilidade da cooperativa”.
Como moderador do debate, o diretor de Provimento de Saúde, José Augusto Ferreira, apresentou aos cooperados a proposta do GUIA – Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais, reforçando a importância do envolvimento de todo o conjunto de cooperados para o controle dos custos assistenciais.
“Quando tomamos a decisão de nos reunir em uma cooperativa de trabalho médico, além de assumir a responsabilidade de cuidar da saúde de nossos clientes, assumimos o compromisso de estender este cuidado ao nosso negócio. As escolhas individuais feitas no dia a dia de nosso trabalho precisam ser responsáveis, pois, têm impacto coletivo. O GUIA contribui para que tenhamos uma visão sistêmica de nosso negócio e entendimento sobre as medidas que podem ser tomadas para a prestação de serviço com qualidade, utilizando nossos recursos de forma racional” – afirmou José Augusto.
GUIA – Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais. O programa possibilita o acompanhamento do desempenho econômico-financeiro e assistencial de nossa cooperativa a partir da análise de indicadores da gestão e das especialidades médicas, configurando-se como estratégia de futuro para avaliação dos resultados alcançados e desenvolvimento de ações que promovam a sustentabilidade de nosso negócio.
A nova ferramenta está alinhada ao Programa Por Dentro da Nossa Unimed e é fruto da recomendação do Conselho Social e do envolvimento dos Comitês de Especialidades e da equipe técnica da Unimed-BH.
Clique aqui e conheça seus resultados e os de sua especialidade. Basta clicar em “Eficiência técnica” e selecionar a sua área de atuação.