Mudança de especialidade dentro da Cooperativa pode ter nova regra
Uma das pautas da nossa Assembleia Geral Extraordinária Digital será uma proposta de alteração no Estatuto Social, no que diz respeito à mudança de especialidade na Cooperativa. A ideia é que médicos cooperados com menos de cinco anos de cooperação possam fazer a alteração de especialidade sem precisar desligar-se da Unimed-BH.
A regra atual é de que os cooperados nessas condições só podem mudar de especialidade desligando-se da Cooperativa e, após um intervalo de 12 meses, é necessário realizar novo concurso para ingresso em especialidade distinta. A proposta de alteração, se aprovada pelos cooperados, tornará esse processo mais simples, exigindo novo concurso para outra especialidade (sujeito à oferta de vagas), sem prévio desligamento da Unimed-BH e sem a necessidade, também, de novo aporte da cota capital. Nesse caso, o cooperado deverá iniciar novamente o cumprimento do prazo de cinco anos obrigatórios nos Serviços Próprios para a nova vaga.
Nada muda para aqueles que já têm cinco ou mais anos de cooperação. De acordo com o Estatuto Social e o Regimento Interno, nesse caso, a mudança pode ser requerida sem novo concurso, cabendo ao Conselho de Administração deliberar sobre o pedido com base na necessidade assistencial da Rede Própria.