skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Missão cumprida além-mar

Cooperados da Ginecologia e Obstetrícia visitam continente africano, oferecem curso da área e realizam 30 cirurgias no início do mês. Veja as fotos e conheça essa história

Uma semente plantada em outro continente. A experiência que faltava na carreira médica. Uma pequena contribuição a uma grande dívida que temos com o passado. É nessa toada que o cooperado da Ginecologia e Obstetrícia, Paulo Roberto Mansoldo Alves, define a visita à África que ele e outro cooperado da mesma especialidade, Lucas Barbosa da Silva, realizaram entre o fim de março e início de abril. No arquipélago de Cabo Verde, também ex-colônia portuguesa, eles foram buscar melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Foram 30 cirurgias realizadas na primeira semana deste mês (01 a 05/04), incluindo procedimentos cirúrgicos para câncer de mama e cisto de ovário. Na ilha de São Vicente, onde fica Mindelo, cidade do país africano que se concentrou a visita, foi feita a primeira histerectomia vaginal sem prolapso (procedimento cirúrgico). Foi feita, também, a correção de uma laceração extensa reto vaginal devido a um parto sem assistência médica, a uma paciente que esperou 27 anos pela cirurgia.

“Ela viveu todo esse tempo com a qualidade de vida bastante prejudicada. No pós-operatório ficou muito agradecida, assim como nós, por termos contribuído para que ela passasse a ter uma vida melhor. Fazer parte da vida desse ser humano, de algum modo, foi gratificante”, resume Paulo Mansoldo.

   

Antes das cinco a seis cirurgias feitas diariamente no tempo que passaram lá, os médicos, que aportaram em Mindelo em 28/03, deram um curso de cirurgia ginecológica aos médicos locais, abordando temas relacionados a incontinência urinária, dor pélvica e sangramento uterino anormal, dentre outros. A equipe médica presente na visita contava com profissionais de áreas como Anestesia e Cirurgia Ginecológica, além dos nossos cooperados da Ginecologia e Obstetrícia.

Eles foram recebidos pelo cônsul brasileiro em Cabo Verde, Celso Benedito, que também é médico e ficou à disposição da equipe em São Vicente. “Essa experiência faltava na minha carreira. Me senti honrado de poder ajudar nossos irmãos e acho que me sinto uma pessoa melhor, do ponto de vista espiritual. Tivemos que cancelar nossos compromissos no Brasil, estivemos longe da família, mas é muito bom levar aquilo que fazemos no dia a dia para ajudar. Estou disposto a voltar”, agradece e conclui o cooperado Paulo Mansoldo.

Veja fotos da visita (na primeira, o Dr. Paulo está agachado. Ao lado, o Dr. Lucas durante cirurgia acompanhado dos médicos locais):

   
   

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top