Sazonalidade Pediátrica: médicos cooperados fazem balanço das ações
Na última terça-feira (08/08), cerca de 30 médicos(as) cooperados(as) se reuniram para o balanço das ações propostas no Plano de Enfrentamento à Sazonalidade Pediátrica que iniciou no mês de março desse ano. A criação do plano teve como objetivo melhorar a experiência das crianças e adolescentes atendidas pela Unimed-BH durante os meses de sazonalidade das doenças respiratórias. Entre os resultados alcançados é possível destacar o aumento da oferta de consultas, aumento do uso do PPP (Procedimento Padronizado em Pediatria), aumento do retorno com o mesmo pediatra em 30 dias e redução das internações com duração menor que 24 horas.
A reunião foi apresentada pela superintendente executiva de Gestão Assistencial, Christiane Bretas e pelo superintendente de Atenção à Saúde, Sérgio Bersan. Logo no início da reunião, Bretas avaliou o encontro como um trabalho constante em prol da melhor experiência do médico cooperado e do paciente. “Reunião extremamente importante. As colocações trazidas por vocês serão fundamentais para o nosso planejamento do próximo ano”, afirmou.
Além do balanço das ações realizadas, os médicos cooperados puderam compartilhar experiências que ainda necessitam de atenção, além de sugestões baseadas em melhorias para o trabalho do(a) cooperado(a), bem como para a jornada do paciente dentro das unidades.
A médica cooperada da Pediatria, Nossiene Brito de Barros aprovou esse trabalho construído a várias mãos. “É importante a diretoria da Unimed-BH ter esse contato com os Pediatras que, juntos, buscam a melhor valorização dos serviços oferecidos. A Cooperativa está se empenhando cada vez mais, pensando não só nos clientes, mas também nos médicos cooperados”.
Relembre o que foi feito:
:: Aumento de 30% das consultas disponibilizadas para Pediatria na Central Consulta On-line; reorganização e ampliação das agendas de consultas eletivas de pediatria nos Centros de Promoção da Saúde (CPS);
:: A Cooperativa também disponibilizou várias consultas com um dia de antecedência nos Centros de Promoção da Saúde para atender casos mais agudos.
:: A Unimed-BH realizou uma reestruturação do quantitativo de leitos em sua rede assistencial. Foram abertos cerca de 30 novos leitos de internação e UTI pediátricos no Hospital Infantil São Camilo, Hospital Unimed-Unidade Betim e na Maternidade Unimed-Unidade Grajaú. A estruturação também abrangeu os hospitais da rede prestadora.
:: Parceria com laboratórios de análises clínicas e de imagem para que os exames de hemograma e Raio-X de tórax fossem realizados sem agendamento e resultado com prazo otimizado.
:: Implementação de um fluxo rápido nas unidades de Pronto Atendimento do Hospital Infantil São Camilo Unimed, Hospital Unimed-Unidade Betim e Centro de Promoção da Saúde de Contagem. Esse modelo de fluxo rápido, também conhecido como fast track, trouxe mais agilidade ao atendimento de pacientes que são classificados como menor gravidade nas unidades de pronto-socorro.
:: A Unimed-BH reforçou ainda a telessaúde como uma opção segura para atendimento dos casos de baixa complexidade, evitando assim, a superlotação dos Pronto Atendimentos.