Médica cooperada da Unimed-BH tem artigo publicado em revista
Neste mês de julho, a Revista Coaching Brasil contou com artigo escrito pela médica cooperada ginecologista e obstetra, Lidiane Magalhães Lemos. “Menopausa no Trabalho” faz parte do dossiê “A Força da Mulher”, que retratou as diversas questões relacionadas a presença da mulher no ambiente corporativo.
No artigo, Lidiane mostrou como a menopausa tem sido tratada como um tema quase invisível e considerada uma questão médica ou pessoal apenas para as mulheres e suas famílias, mas que de fato, é uma questão de saúde pública.
Um estudo promovido pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, com 4.400 mulheres entre 45 a 60 anos apontou que 13% delas enfrentaram desafios no trabalho quando o assunto estava relacionado aos sintomas da menopausa. O mesmo estudo também indicou que 18% delas desistiram de concorrer a promoções por conta da consequência dos sintomas da menopausa e 44% sentiram que não tiveram apoio suficiente dentro das companhias.
A médica defende que o conhecimento e a comunicação são fatores fundamentais para que o assunto tenha a relevância que merece. “Importante não se sentir sozinha e culpada no meio desses sintomas, poder comentar sobre o que está sentindo é imprescindível! Isso educa colegas de trabalho, de gêneros e fases diferentes de vida, e ajuda as que possam estar também na mesma situação. O entendimento dos líderes ou liderados sobre implicações físicas e emocionais desse período trará à organização um ambiente mais empático, além de aprendizados pessoais a todos, reforçando que a vulnerabilidade não precisa ser uma ameaça”, escreveu.
No final do conteúdo, rico em dados e pesquisas, Lidiane conseguiu enfatizar e ilustrar a questão da melhor forma: “Processos de transformação cultural e evolução do comportamento costumam ser complexos e lentos, mas só são iniciados com a nomeação dos problemas, pois aquilo que não é percebido não existe”.
Clique aqui e confira o artigo na íntegra.