Manual de cuidados com pacientes com demência: atenção à saúde de forma integral
Segurança e qualidade de vida em primeiro lugar
Receber o diagnóstico de demência pode não ser fácil. Adaptação do ambiente, cuidados com alimentação, atenção à administração de medicação são apenas alguns exemplos de mudança de rotina que familiares e cuidadores precisam estar atentos.
Diante do diagnóstico da doença, é de extrema importância que as pessoas do convívio do paciente se preparem para enfrentar a nova situação. Considerar que a doença pode ser progressiva, por exemplo, auxiliará no planejamento em relação à parte financeira e decisões relacionadas ao tratamento.
Durante o período de adaptação, a orientação médica clara e direcionada é um dos principais fatores da percepção de segurança no acompanhamento da doença pela família e pelo próprio paciente. Pensando nisso, e no cuidado de forma integral como um dos compromissos da Unimed-BH, a Cooperativa desenvolveu um manual com orientações importantes para familiares e cuidadores de pessoas com esse diagnóstico. Este também pode ser um material de apoio para você em seu consultório.
O conteúdo aborda desde as principais alterações cognitivas e comportamentais até os cuidados necessários para proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos idosos e respectivas famílias. Clique na imagem abaixo para acessar o material.