skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Mais um incentivo para deixar o cigarro de lado

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações em todo o país na sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Nesse contexto, a Unimed-BH traz uma boa notícia para aqueles clientes que desejam abandonar o cigarro. O Grupo de Promoção da Saúde – Cessação do Tabagismo, que desde o início da pandemia foi adaptado para o formato virtual, retomará os encontros presenciais na Unidade Santa Efigênia em setembro. 

Com reuniões semanais, o primeiro encontro presencial será realizado no dia 14 de setembro de 2022, às 19h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 (vagas limitadas) na própria Unidade Santa Efigênia ou pelo 4020-4020 (opção 6. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h).

O encaminhamento para o grupo pode ser realizado por médicos cooperados ou por demanda espontânea dos nossos clientes. Nas duas modalidades (virtual e presencial) os participantes são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por médico, nutricionista e psicólogo. 

A cooperada da Cardiologia, Alba Machado, é a médica que acompanha o grupo de promoção da saúde. Em sua participação no Pod Isso Doutor? (saiba mais abaixo), a especialista compartilhou alertas importantes sobre os riscos provocados pelo cigarro explicou um pouco sobre o processo de abandonar esse hábito tão prejudicial à saúde. 

"O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina contida em todos os produtos à base de tabaco. Ele está relacionado ao desenvolvimento de em torno de 50 doenças incapacitantes e fatais, dentre as quais diversos tipos de câncer – quase de 90% dos casos de câncer de pulmão -, doenças cardiovasculares, do aparelho respiratório, entre outras. Para se ter uma ideia de sua letalidade, apenas em 2020, 13% do total das mortes no Brasil se relacionaram ao uso do tabaco. Parar de fumar não é uma tarefa fácil seja pela forte dependência causada pela nicotina que atua no sistema nervoso central da mesma forma que a cocaína, a heroína e o álcool, seja por ser um hábito socialmente aceito. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos fumantes querem deixar o hábito. No entanto, a cada ano, apenas 3% dessas pessoas conseguem parar de fumar sem um tratamento formal. Com o apoio especializado essa porcentagem chega a aumentar para 20% a 30%", explica.

, afirma. 

Quer deixar o hábito de fumar de lado? Então venha participar dessa iniciativa tão importante da Unimed-BH, ou então compartilhe essa dica com os seus contatos e clientes! Em breve divulgaremos a data de início da próxima turma virtual do Grupo Cessação do Tabagismo. 

 


 

Pod Isso Doutor? 
Episódio 5 – Dependências: Alcoolismo e Tabagismo 

Recentemente, o Podcast da plataforma Viver Bem da Unimed-BH divulgou episódio com a participação da médica cooperada Alba Machado, que atua no Grupo de Cessação do Tabagismo. Confira esse episódio e um especial abordando os mitos e verdades do cigarro eletrônico clicando aqui

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top