Situação epidemiológica das Arboviroses e do novo Coronavírus
Em meio ao surto do novo coronavírus (2019-nCov), que já infectou 24.554 pessoas em 26 países, muitas notícias vêm sendo propagadas. por isso o nosso Comitê Epidemiológico preparou informações atualizadas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e importantes para o conhecimento de todos.
Além disso, as arboviroses também têm ganhado espaço em Minas Gerais e em todo o país e, por isso, o Comitê também publicou os números atualizados e como a Unimed-BH tem preparado atender os casos Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zika.
CORONAVÍRUS
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 05/02/2020, do total de casos confirmados já foram registrados 491 óbitos, o que corresponde a 99,2% do total.
No Brasil, até o momento são 9 casos suspeitos notificados, distribuídos em sete estados, mas até o momento nenhum foi confirmado. Em Minas Gerais, até 5/2, tivemos notificação de um caso suspeito. Aqui, a orientação é para que todo caso que se enquadre na definição de caso suspeito seja notificado imediatamente ao CIEVS-BH para os casos de Belo Horizonte, e ao CIEVS Minas para as demais cidades do Estado de Minas. Após contato com CIEVS, este vai orientar a condução do caso suspeito. Há três possibilidades para a definição um caso suspeito do novo Coronavírus:
Situação 1: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Situação 2: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
ARBOVIROSES
:: Situação nos munícipios
Dengue
Até o momento (01/02/2020), MG registrou 6.988 casos prováveis de Dengue. Nenhum óbito foi confirmado até o momento. Em Belo Horizonte foram notificados 870 casos prováveis. Em Betim e Contagem foram notificados 19 e 69 casos prováveis, respectivamente.
Chikungunya
Em relação a Chikungunya, até o momento 131 casos prováveis foram notificados, sendo 2 casos em gestante.
Zika
Em 2020 até o momento foi registrado 52 casos, sendo 6 em gestantes.
Fontes: SES-MG. https://www.saude.mg.gov.br/
https://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/
:: Situação na Unimed-BH
Nas unidades dos Serviços Próprios da Unimed-BH, considerando da 1ª à 5ª semana epidemiológica de 2020, tivemos 300 casos prováveis de arboviroses, sendo 295 casos de dengue clássica, 3 casos de dengue hemorrágica e 2 caso de Chikungunya. O número de casos é inferior ao mesmo período de 2017, ano subsequente à grande epidemia de 2016 (representa 63% dos casos de 2017).
A maior parte dos atendimentos ocorreram nos Pronto Atendimentos da Rede Própria (62%). Dos indivíduos com caso provável de Dengue, a idade que predomina é de 20 a 39 anos (53%). Neste período tivemos 7 internações por Dengue (3 no HU Contorno, 2 no Hospital São Camilo e 1 no HU Betim).
Fonte: Qlik Sense – Painel de Epidemias.
Clique aqui para ler o Informe do dia 5/2 na íntegra.