skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Lei de Incentivo à Cultura: exemplo do Instituto Unimed-BH é destaque na imprensa

Não são somente as empresas que podem patrocinar projetos culturais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os contribuintes que optam pela declaração completa do Imposto de Renda (IR) podem deduzir até 6% do valor devido e destinar o montante para a execução de projetos socioculturais. O exemplo do Instituto Unimed-BH prova que as doações de pessoas físicas são tão significativas quanto as de empresas.

Para se ter uma ideia do trabalho do Instituto, as ações e atividades patrocinadas com a captação de R$ 14 milhões em 2018 impactaram 1,4 milhão de pessoas, gerando cerca de 17 mil empregos diretos e indiretos.  Atualmente, mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores destinam parte do IR ou contribuem para o patrocínio de projetos socioculturais por meio do Programa Sociocultural Unimed-BH, considerado a maior iniciativa de captação de incentivo fiscal por meio de pessoas físicas em todo o país.

Dentre os projetos viabilizados pelo Instituto, está a realização de espetáculos gratuitos ou a preços populares, festivais e outras atrações em espaços públicos e privados de Belo Horizonte. Dentre os critérios para a seleção dos projetos culturais que serão apoiados, estão a democratização do acesso e a interação com projetos socioambientais.

CLIQUE AQUI e ouça o que disse ao site do Ministério da Cidadania a superintendente de Relacionamento Institucional da Unimed-BH, Rosana Chaves, sobre essa iniciativa bem-sucedida.

Quer contribuir para as ações de cidadania do Programa?

Cooperados incentivadores podem somar 30 pontos no Programa Participação Pontuada se doarem até 30 de outubro e ainda 10 pontos extras, caso façam a adesão pelo 5º ano consecutivo.

CLIQUE AQUI e faça ou renove sua adesão ao Programa Sociocultural Unimed-BH 2019!

   

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top