Já está disponível a opção de consulta on-line para cooperados de consultório!
Você atua em consultório e tem interesse em realizar consultas de acompanhamento de seus pacientes de forma on-line durante a pandemia da Covid-19? Então já pode começar o processo para liberação do seu acesso à ferramenta.
Divulgamos a novidade na última semana e, hoje, mais de 300 cooperados, de 15 especialidades, já estão ativos na ferramenta.
Uma das médicas que começou a atender seus clientes por videochamada é a endocrinologista, Bárbara Sousa. Ela contou um pouco pra gente dessa experiência. "Em razão do isolamento social que estamos vivendo, no mês de abril eu praticamente não realizei consultas presenciais, então achei interessante ter a opção da consulta on-line. Hoje ofereço aos meus clientes as duas modalidades de atendimento. Já fiz sete consultas virtuais nos últimos dias e percebo que os clientes estão ficando satisfeitos. Para o médico, financeiramente, a consulta presencial é melhor, mas, no cenário em que estamos vivendo, é uma alternativa que garante uma renda ao cooperado. Eu já tenho o costume de cuidar dos meus clientes de perto, converso e passo orientações por telefone ou aplicativos de mensagens, e, nesses casos, eu não receberia nenhuma remuneração. Então eu posso oferecer a consulta virtual e garantir essa renda."
Gostou? Para começar o processo, a gente explica um pouco aqui algumas regras dessa novidade.
QUAIS OS PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO?
1 – Antes de tudo, para realizar consultas on-line de acompanhamento é preciso liberação para atender consultas presenciais na Unimed-BH. Só serão possíveis atendimentos a clientes já atendidos anteriormente de forma presencial.
2 – Acesse o site dos cooperados (www.unimedbh.com.br/cooperados), procure o banner sobre o tema, leia e assinale o Termo de Aceite.
3 – Realize o curso Tutorial para Consulta Eletiva On-line, disponível em www.universidadeunimedbh.com.br
APÓS ASSINAR O TERMO E FAZER O CURSO, O QUE ACONTECERÁ?
Em até 6 horas úteis da finalização do curso, você receberá um e-mail com as orientações necessárias e os acessos à ferramenta.
COMO VAI FUNCIONAR PARA O CLIENTE?
:: Haverá um limite de 3 consultas no semestre, por cliente, ou seja, cada cliente poderá consultar on-line 3 vezes, podendo ser com o mesmo médico ou não. As consultas de retorno não se aplicam a essa regra.
:: Haverá incidência de coparticipação conforme o contrato do cliente.
:: Nesse primeiro momento, o atendimento on-line é apenas para clientes da rede ampla, mas já estamos estudando a ampliação para os demais produtos e clientes.
COMO SERÁ O AGENDAMENTO DAS CONSULTAS?
As marcações das consultas poderão ser feitas pelo médico ou secretária no Telessaúde ou pelo próprio cliente, no Espaço do Cliente, disponível no site www.unimedbh.com.br.
COMO SERÁ A REMUNERAÇÃO?
A consulta on-line não tem o propósito de substituir a consulta presencial – é uma forma de complementariedade do atendimento. Ela está sendo implementada nesse contexto de pandemia em que há restrições de circulação e contato social, para proteger a saúde das pessoas, inclusive do próprio médico cooperado. Hoje, muitos pacientes evitam ir ao consultório para não correr riscos e o atendimento virtual é uma boa alternativa nesse sentido.
A remuneração da consulta on-line equivale a 50% do valor da consulta presencial, proporcionando uma oportunidade de ganho extra num eventual contato com o paciente. Vale ressaltar que o percentual foi definido de acordo com estudos sobre o que vem sendo praticado pelo mercado nesse tipo de atendimento, incluindo o Sistema Unimed.
Outras regras e orientações estarão disponíveis em um manual que será enviado a seu e-mail após a realização dos pré-requisitos citados acima.
Formato de atendimento será liberado exclusivamente durante o período de pandemia da Covid-19 e está baseado nos termos da autorização prevista na Lei nº 13.989, de 15/4/2020, regulamentado pela Portaria nº 467, de 20/3/2020 do Ministério da Saúde.