Instituto Unimed-BH faz doação de mais de 13 mil máscaras
Para a confecção das peças, Instituto contou com apoio do Movimento 1 Milhão de Máscaras, que fomenta a geração de renda para costureiras em comunidades
Diante do agravamento dos índices de contaminação pela Covid-19, o Instituto Unimed-BH realizou mais uma etapa da campanha de doação de máscaras para associações e instituições que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, 10 instituições foram atendidas e mais de 1.300 famílias foram beneficiadas com a doação de mais de 13 mil máscaras de tecido, distribuídas em kits com 10 unidades, além de um folder com orientações sobre como utilizá-las e higienizá-las. Ao todo, mas de 56 mil máscaras foram distribuídas durante o ano.
Para a produção das máscaras, o Instituto Unimed-BH se uniu ao Movimento 1 Milhão de Máscaras – uma iniciativa que reúne empresas do setor de moda de Minas Gerais, doadores e costureiras que perderam o emprego durante a pandemia. O projeto tem o objetivo de fomentar a geração de renda e dar uso às sobras de tecidos da indústria têxtil que seriam descartados. O movimento é responsável por fazer a conexão entre empresas e pessoas que fazem as doações em dinheiro, empresas do setor têxtil e confecções que doam os tecidos e as costureiras contratadas para execução do serviço. Todos os recursos recebidos em doação são destinados exclusivamente para a remuneração dessas costureiras.
“Essa nova etapa da campanha de doação de máscaras só foi possível a partir de recursos de colaboradores e médicos cooperados que participam do Programa Sociocultural da Unimed-BH, com o repasse das doações ao Movimento 1 Milhão de Máscaras – recurso que é destinado ao pagamento das costureiras. A pandemia ainda não acabou e é importante continuarmos unidos, apoiando pessoas e grupos em situação de risco”, afirma a diretora institucional do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes.
O Instituto Unimed-BH fez o mapeamento das instituições de Belo Horizonte e região metropolitana que receberam as máscaras, priorizando associações que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade com diferentes perfis: pessoas com deficiência, rede de catadores de material reciclável, centro de apoio a mulheres vítimas de violência, abrigo para crianças, dentre outras. Entre as instituições beneficiadas estão REDESOL MG, Grupo de Apoio Social Solidariedade GASS, Cirandinha Centro de Apoio, Associação Guarda Mirim Alferes Tiradentes de Betim, Allcare Administradora de Benefícios, Circo de Todo Mundo Unidade Betim, Centro de Referência Especializado a Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social de Betim, Centro de Referência a Criança e ao Adolescente (Associação Crescer), CAIS – Centro de Atendimento a Inclusão Social e Associação dos Deficientes de Contagem.
Saiba mais sobre o Movimento 1 Milhão de Máscaras. Clique aqui.