Cenário da pandemia: seguimos em alerta
A Unimed-BH permanece empenhada no enfrentamento da pandemia com cautela e segurança, o que tem gerado resultados positivos na oferta de assistência de qualidade aos nossos clientes. Tudo isso é fruto da colaboração dos nossos médicos cooperados e das equipes de cada unidade assistencial que faz parte da nossa rede de serviços.
Há algumas semanas, a redução dos indicadores epidemiológicos em nossa região de atuação (se comparado ao cenário vivido em Março e início de Abril), ocasionou a reabertura das cidades em várias regiões de Minas Gerais. Entretanto, precisamos manter atenção para a variação desses indicadores, para evitar que tenhamos um novo agravamento da situação.
Cenário na Rede Assistencial Unimed-BH
Conforme boletim divulgado pela Cooperativa, na 16ª semana epidemiológica de 2021 (18/04 a 24/04), eram 672 pacientes internados com suspeita ou confirmação da doença nas unidades assistenciais que integram a nossa Rede. Já o número de óbitos confirmados por Covid-19 nesta semana foi de 61 pessoas.
Você pode acessar o Boletim semanalmente no site dos cooperados.
Número de internações por semana epidemiológica em toda a Rede Unimed-BH (Própria e Credenciada). A linha azul representa o total de internações, incluindo suspeitos e confirmados. Em vermelho, apenas o número de internações de casos confirmados.
Cenário em Belo Horizonte
Os indicadores divulgados pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta quinta-feira, 29 de abril, mostram um novo aumento do RT – Número médio de Transmissão por Infectado. Nos últimos dias, esse indicador chegou a menos de 0,90, porém subiu novamente para 1,01 (dado de 29/4/21).
O ponto de atenção também está na situação dos leitos de CTI, que segue na faixa vermelha (78,9%).
Dados do Boletim Epidemiológico de 29/4/21, da Prefeitura de Belo Horizonte.
Retomada das cirurgias
No 19 de abril de 2021, as cirurgias realizadas em hospitais especializados (pediatria, oftalmologia, urologia, etc.) e em clínicas foram liberadas. Já no dia 26 de abril de 2021, procedimentos caracterizados como Hospital Dia realizados em hospital geral também voltaram a ser autorizados.
As demais cirurgias em hospitais gerais continuam temporariamente suspensas.
A Cooperativa segue acompanhando a evolução dos indicadores e, por isso, essas medidas podem ser alteradas a qualquer momento, a depender do cenário epidemiológico.