skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Fórum de Ideias Virtual tem recorde de participação dos cooperados

1129 cooperados da Unimed-BH participaram da primeira edição online do Fórum de Ideias. O evento, que aconteceu na última quarta-feira, 6 de maio, trouxe informações importantes sobre a declaração do imposto de renda em 2020. A palestra foi conduzida pela gerente da TGL consultoria, Viviane Barbosa, que esclareceu dúvidas dos cooperados sobre a prestação de contas com o “Leão”.

A especialista destacou a importância de um acompanhamento permanente da situação fiscal, não deixando a recolha de documentos apenas para o período da declaração. “É fundamental que a análise ocorra ao longo do ano para que, no momento de prestar contas, você não tenha apenas que constatar os fatos, mas que você possa ter uma ação efetiva ao lidar com estes documentos de forma a garantir uma condição mais vantajosa na tratativa do imposto de renda”, explica Viviane.

A sonegação do Imposto de Renda também foi tema da palestra. Viviane esclareceu que por mais que haja uma sensação de “injustiça” perante o pagamento do imposto, a lei obriga sua quitação e prevê penas severas para sonegadores. “As malhas estão cada vez mais finas. Dentro da atuação de pessoa física ou jurídica, a Receita Federal tem confrontado essas movimentações financeiras. A sonegação é tratada como crime. Seja por má-fé ou por desconhecimento”, adverte.

Em 2019, segundo a especialista, a Receita Federal realizou uma fiscalização muito intensiva nas empresas médicas, principalmente as que prestam serviço em hospitais. “Não há nada de errado na prestação de serviço como pessoa jurídica. Dentro do planejamento tributário, isso é muito interessante em função da carga tributária, mas alguns cuidados têm que ser tomados. É preciso saber em que tipo de tributação se enquadrar, que tipo de empresa constituir entre outros detalhes muito importantes”, esclareceu Viviane Barbosa.
 

Perguntas e respostas

O Fórum de Ideias contou ainda com um momento em que os cooperados puderam encaminhar suas perguntas para a especialista da TGL consultoria. Confira alguns questionamentos que surgiram com mais frequência, e as respostas de Viviane Barbosa.

:: Posso abater no livro-caixa despesas de diarista que trabalha na limpeza do consultório duas vezes por semana, sem carteira assinada?

Sim. No entanto, é fundamental que você tenha o recibo assinado por ela, identificando o CPF, o valor e as datas em que o serviço foi prestado.

:: Gastos com procedimentos médicos estéticos e dermatológicos podem ser descontados no imposto de renda?

Sim. A Receita Federal não faz mais esse filtro com relação ao tipo de procedimento médico. Portanto, desde que o recibo venha como despesa médica, eles podem sim ser declarados.

:: Quanto tempo tenho que guardar os documentos e declarações do Imposto de Renda?

Por no mínimo 5 anos. Você pode cair em uma malha por até esse período.

:: Como funciona a questão do Home Office quanto à declaração do Imposto de Renda?

Se você tem uma estrutura em sua residência que é utilizada exclusivamente para essa atividade, como um consultório, 25% das despesas com água, luz, internet, entre outras, podem ser incluídas no seu livro-caixa. Desde que, de fato, você atue dentro de sua casa.

A Gerente da TGL Consultoria explicou dúvidas em encontro que reuniu
mais de 1129 cooperados

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top