Importante: procedimentos ambulatoriais eletivos estão liberados na Unimed-BH
Em função da onda roxa adotada no Estado de Minas Gerais devido ao agravamento da pandemia, a Unimed-BH mantém suspensos os procedimentos e as cirurgias eletivas para todos os clientes Unimed, com exceção dos casos urgentes.
No entanto, iniciamos nesta segunda-feira, dia 5 de abril de 2021, a retomada da realização dos procedimentos e cirurgias ambulatoriais em nossa área de atuação. Isso porque, a partir deste mês, começamos a utilizar como critério para a liberação dos procedimentos e cirurgias o monitoramento do número médio de transmissão por infectados (RT) – indicador acompanhado pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Assim, sempre que registrarmos o RT em patamar inferior a 1 – o que significa redução na transmissão do vírus – os procedimentos e cirurgias ambulatoriais estarão liberados.
Confira os dados atualizados em 8/4/2021:
E quanto às cirurgias realizadas em unidades hospitalares?
Apesar do RT demonstrar sinalizações de redução, a demanda por leitos de internação e CTI em toda a nossa rede assistencial continua crescente. Por isso, as cirurgias realizadas em unidades hospitalares permanecerão suspensas para que seja possível assegurarmos assistência de qualidade, em tempo oportuno aos diagnosticados com a COVID-19.
Além disso, seguindo a premissa de atuarmos com responsabilidade na preservação de recursos para o enfrentamento da crise, precisamos garantir a utilização racional de insumos e medicamentos neste momento. A medida também é fundamental para que seja possível realizarmos o redirecionamento das equipes assistenciais para os atendimentos de pacientes com o coronavírus.
Importante: os procedimentos ambulatoriais nas unidades próprias da Unimed-BH permanecerão suspensos devido à necessidade de mobilização das equipes assistenciais da Cooperativa para atuação na linha de frente do enfrentamento da pandemia.
Contamos com sua compreensão para, juntos, vencermos essa batalha. Não é por um. É por todos.