Unimed-BH discute saúde privada na Expo Hospital 2023
Com o tema Os desafios do sistema de saúde privado do Brasil, Frederico Peret inaugurou a tarde de palestras do primeiro dia do V Congresso Brasileiro de Gestão Hospitalar, nessa terça-feira, 26 de setembro. O evento integra a Expo Hospital Brasil 2023, realizada no Expominas, e reúne diversos congressos temáticos e feira de equipamentos hospitalares e odontológicos. Em nome da Unimed-BH, ele recebeu uma homenagem pelas contribuições da nossa Cooperativa ao desenvolvimento do setor e pelo apoio institucional à realização do evento.
Depois de apresentar os números da Unimed-BH ao público, Peret repercutiu os números do Panorama da Saúde Suplementar, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgado em julho e que traz dados do setor até maio deste ano. De acordo com o documento, maio de 2023 registrou 50,7 milhões de beneficiários, recorde de toda a série histórica. O recorde anterior era de 2014, com 50.541.430 usuários.
Apesar do acréscimo de 19 milhões de beneficiários nas últimas duas décadas, conforme o documento, e de se mostrar atrativo, o setor se encontra em meio a desafios que envolvem a sustentabilidade do sistema. Dentre eles, o aumento do número de fraudes, a judicialização da medicina, o assédio de grandes laboratórios para liberação de medicamentos e terapias de alto custo e sem cobertura pelo Rol da ANS, desequilíbrio geracional na balança, com número de idosos aumentando e o de jovens decrescendo.
“A adaptação e evolução da saúde privada no Brasil exigirão uma colaboração eficaz entre o governo, as seguradoras, os prestadores de serviços de saúde e os pacientes. A busca por soluções deve visar não apenas melhorar a acessibilidade e a qualidade dos serviços, mas também tornar o sistema de saúde privada mais equitativo e sustentável a longo prazo”, avalia.
Transformações tecnológicas
Frederico Peret refletiu com o público sobre como a tecnologia, em especial, a inteligência artificial, amplia a diversidade de produtos e serviços e muda a forma de se relacionar com a saúde.
Os inúmeros benefícios na integração de dados e automatização de processos, dentre outros, também expressam uma mudança de valores e de comportamento por parte do cliente. Como já resolve a maior parte de seu dia a dia de forma digital, o cliente da saúde também quer se relacionar com seu plano desta forma: com agilidade, atendimento impecável e avaliando a experiência que teve. O cliente digital da saúde quer acesso às suas informações médicas para entender todas as suas possibilidades de tratamento, seus riscos e benefícios, e tomar as melhores decisões sobre sua saúde, em conjunto com o médico, o que muda a lógica que prevalecia até então de o médico definir, de forma unilateral, a conduta a ser seguida.
“As transformações tecnológicas, mais do que nunca, apontam para a necessidade de comunicação, colaboração e integração. Como médicos, precisamos estar abertos a esse novo momento e entender que a tecnologia vem para servir. Ela busca o que nós temos em nossa essência: a humanização nas nossas relações. Devemos seguir aprimorando essa capacidade para continuar oferecendo o melhor cuidado aos nossos clientes e os melhores recursos para a prática dos médicos cooperados", concluiu.
Cooperados e colaboradores também palestraram no evento
Colaboradores e cooperados da Unimed-BH também tiveram participação ativa nos eventos que integraram a Expo Hospital, realizada de 26 a 28 de setembro, no Expominas.
O médico do trabalho, Lucas Chalup, falou sobre "Inovação tecnológica e cargas de trabalho: uma relação ambígua no mundo contemporâneo do trabalho e a sua influência na saúde mental dos profissionais de saúde", durante o Congresso Mineiro de Inovação em Saúde.
No Congresso Nacional de Compliance e Governança na Saúde, Maria Victoria Perottino, auditora da Coordenação de Auditoria Corporativa (CAC) abordou “Auditoria de compliance: o que é e qual a sua importância?”
E durante o Fórum: O Futuro da Saúde, no painel 2 intitulado “Medicina Baseada em Valor: quem acredita nisso?” participaram o cooperado Estevão Valle, o superintendente de Provimento de Saúde, Gustavo Braga e a gerente do CPS Santa Efigênia, Amanda Santos.