skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Fórum de Ideias lança Programa de Desenvolvimento do Cooperado

O Fórum de Ideias dessa terça-feira, 19 de setembro, marcou o lançamento do Programa de Desenvolvimento do Cooperado, mais uma entrega da gestão, elaborada a partir de um processo de escuta e participação ativa dos nossos médicos cooperados.

O anúncio foi feito pelo nosso diretor-presidente, Frederico Peret, que ressaltou a construção coletiva da proposta de formação dos médicos, que contou com a colaboração do Conselho Social, do Nicoop e de diversos setores da Cooperativa.

“O Programa de Desenvolvimento de Cooperados está em sinergia com a Jornada do Cooperado, que tem em uma de suas frentes a proposta de fortalecer a educação e capacitação médica continuada com trilhas de aprendizagem alinhadas aos interesses dos médicos e que sejam estratégicas também para a Unimed-BH. A iniciativa ainda promove o princípio cooperativista de educação, formação e informação permanentes”.

 

Programa de Desenvolvimento do Cooperado

O Fórum de Ideias contou com a participação de David Maia, coordenador do curso, e de Renato Pagano, que proferiu palestra inaugural sobre Os desafios da carreira médica.

David Maia explicou que o Programa de Desenvolvimento do Cooperado é uma proposta robusta de formação, que reúne temas que estão sendo debatidos pela sociedade, como ESG, questões regulatórias, proteção de dados, jornada do cliente, dentre outros.  “A sociedade exige um comportamento do médico acima da média. O médico é uma referência social no Brasil. Este é um dos maiores programas de capacitação e desenvolvimento de cooperados na trajetória da Faculdade Unimed”, afirmou.

A iniciativa foi construída em quatro eixos centrais: governança, relacionamento com o cooperado, ESG e pessoas. O programa se estende até o final de 2024,  na modalidade de ensino a distância e workshops presenciais, e todo o conteúdo ficará disponível na plataforma Saber Sempre. Os módulos não são sequenciais. Todos os meses os quatro eixos trarão conteúdos novos  e o médico cooperado poderá selecionar o conteúdo de acordo com o seu interesse, traçando sua própria trilha. Em breve, uma ampla campanha de divulgação vai detalhar todas as informações sobre o programa.

Os desafios da carreira médica

Com mais de 20 anos de experiência em gestão de operadoras de saúde e atuação nas áreas de TI, Qualidade, Produtos, Projetos, Estratégia, Riscos e Compliance, o consultor Renato Pagano trouxe os desafios da carreira médica no cenário atual. A palestra integra o cronograma do curso para o mês de setembro, que contempla três tópicos: o perfil do médico contemporâneo, desenvolvimento das habilidades multidisciplinares e perspectivas da carreira médica.

Renato contextualizou o Brasil no cenário mundial e mostrou a distribuição geográfica, por gênero e por faixa etária dos médicos no país. Segundo os dados, o Brasil tem 2,6 médicos por habitante (Suécia – 7,62; Bélgica – 6,26; Argentina – 3,9; EUA – 3,56), o que significa que não é um mercado concentrado, ele avalia, ainda com oportunidade de expansão. Minas Gerais e Belo Horizonte vão na contramão desse comparativo de médico por habitante. Conforme o quadro abaixo, Minas tem 11% da população do Brasil e 10% da população de médicos do país se encontram no estado. Enquanto Belo Horizonte tem 1,2% da população do país e 3,7% dos médicos, o que resulta uma média de 8,7 médicos por habitante, ultrapassando os números da Suécia.

A apresentação traz esses e muitos outros assuntos de interesse para a profissão e já está disponível na plataforma Saber Sempre ou clicando em Fórum de Ideias: Os desafios da carreira médica.

Abaixo você confere alguns dos dados apresentados:

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top