Fórum de Ideias debate cenário e impactos em nossos resultados
A noite do dia 9 de maio foi de reflexão sobre o cenário da Saúde Suplementar e os possíveis impactos nos resultados da nossa Cooperativa. Em mais uma edição do Fórum de Ideias, cerca de 3 mil cooperados participaram de importantes discussões para a sustentabilidade do nosso negócio. Uma iniciativa que fortalece o compromisso da diretoria com a gestão aberta e participativa na Unimed-BH.
“Vamos conhecer os principais números registrados pela Cooperativa no primeiro trimestre de 2023 e entender os impactos gerados pelos desafios do cenário em nossos custos assistenciais. Este é o momento de assumirmos as responsabilidades que nos cabem enquanto médicos cooperados para contribuirmos ativamente com o desenvolvimento sustentável da Unimed-BH”, afirmou Frederico Peret, diretor-presidente da Cooperativa.
Com o fechamento dos dados de 2022 do setor de Saúde Suplementar atingindo o pior resultado da série histórica acompanhada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras de saúde no país estão em sinal de alerta. Entre os fatores que nos levaram a essa realidade, estão:
:: o resultado operacional dos planos, com o pior desempenho desde 2001;
:: a queda no lucro líquido das operadoras, com as altas taxas de sinistralidade;
:: o aumento dos custos hospitalares;
:: e a dificuldade do repasse dos custos aos clientes devido ao complexo cenário macroeconômico.
Clique aqui para acessar a imagem ampliada.
Ao apresentar os principais resultados divulgados pela ANS, Frederico Peret alertou os cooperados sobre a necessidade de acompanharmos regularmente os nossos indicadores, nos antecipando a possíveis situações de risco: “analisando o panorama do setor, percebemos que operadoras importantes tiveram prejuízos significativos e algumas Singulares do Sistema Unimed enfrentam dificuldades operacionais”, comentou.
“Apesar dos bons resultados que a nossa Cooperativa vem alcançando, como parte do segmento de saúde e do Sistema Unimed, não estamos imunes a essas oscilações do mercado. O investimento da concorrência em nossa região é uma realidade e precisamos estar atentos às movimentações para mantermos a nossa carteira de clientes, otimizarmos as nossas despesas e garantirmos a competitividade”, destacou Frederico.
Confira os principais resultados da Cooperativa no primeiro trimestre de 2023:
Clique aqui para vsualizar a imagem ampliada.
Clique aqui para visualizar a imagem ampliada.
Cliqua aqui para visualizar a imagem ampliada.
Clique aqui para visualizar a imagem ampliada.
Sinistralidade alta merece atenção
Tendo em vista os crescentes custos assistenciais que têm sido registrados pela Cooperativa, Frederico Peret falou aos cooperados sobre a importância de nos mantermos vigilantes quanto à utilização racional dos recursos.
“Nos estudos que realizamos, percebemos que o aumento da sinistralidade na Cooperativa se deve principalmente à crescente solicitação de exames laboratoriais aos clientes. É preciso ter em mente que uma sinistralidade baixa oportuniza ganhos em remuneração. Ao contrário, com o aumento contínuo dos custos com a assistência, ficamos impossibilitados de seguir avançando na valorização do trabalho médico, que é um importante compromisso que assumimos com os colegas”, avaliou.
Veja, a seguir, quais são os principais custos que têm impactado em nossa sinistralidade:
:: Aumento significativo nas solicitações de exames laboratoriais
Clique aqui para visualizar a imagem ampliada.
:: Pedidos crescentes de exames de imagem na urgência e emergência
Clique aqui para visualizar a imagem ampliada.
:: Aumento do número de consultas eletivas e em urgência e emergência
Clique aqui para visualizar a imagem ampliada.
:: Custo com materiais
Clique aqui para visualizar a imagem ampliada.
:: Custos com medicamentos
Clique aqui para visualizar a imagem ampliada.
:: Aumento da demanda por Terapias Multidisciplinares
Clique aqui para visualizar a imagem ampliada.
Meta da Remuneração Variável é revisada
A partir da avaliação do cenário no que diz respeito aos resultados das operadoras de planos de saúde, recalculamos as nossas projeções para o ano e ajustamos a meta do nosso Modelo de Remuneração Variável. Clique aqui e fique por dentro das novidades.
Transparência na disponibilização dos resultados
Para facilitar o acesso dos cooperados aos resultados alcançados pela Unimed-BH, Frederico Peret anunciou duas novidades aos participantes do Fórum de Ideias: a realização de edições especiais do encontro, trimestralmente, para análise do desempenho da Cooperativa e o lançamento do Radar Unimed, um boletim mensal que reunirá a análise dos nossos principais indicadores econômico-financeiros.
Quer ficar por dentro dos resultados do nosso trabalho? Clique aqui e confira a edição de abril do Radar Unimed, que será disponibilizado todos os meses, no Site do Cooperado.