skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Fórum de Ideias aborda o tema Imposto de Renda e reúne cerca de 1500 cooperados

Evento foi conduzido em formato virtual pela gerente da TGL Contábil, Viviane Barbosa

Cerca de 1.500 cooperados da Unimed-BH participaram de mais uma edição online do Fórum de Ideias. O evento, que aconteceu na última quarta-feira, 7 de abril, trouxe informações importantes sobre a declaração do imposto de renda em 2021. A palestra foi conduzida pela gerente da TGL Contábil, Viviane Barbosa, que esclareceu dúvidas dos cooperados sobre a prestação de contas com o “Leão”.

A especialista destacou a importância de um acompanhamento permanente da situação fiscal, não deixando a recolha de documentos apenas para o período da declaração. “O planejamento é fundamental. É preciso avaliar a opção mais vantajosa, buscar conhecimento e decidir como realizar a declaração de forma mais inteligente. A redução da carga tributária é uma consequência deste planejamento, mas ela precisa ser feita dentro da legalidade, para que você possa pagar o imposto mais justo possível”, explicou Viviane.


Viviane Barbosa é gerente da TGL Contábil e trouxe esclarecimentos sobre o Imposto de Renda aos cooperados


Atenção à declaração

A idoneidade na declaração do Imposto de Renda também foi tema da palestra. Viviane esclareceu que sonegação e erros no processo de declaração precisam ser evitados a todo custo. “Depois de todo o acontecido com a operação Lava Jato, a Receita está ainda mais atenta às movimentações financeiras no Brasil. Sendo assim, é preciso evitar erros. O livro caixa, por exemplo, precisa ser comprovado. Não adianta colocar despesas de casa como se fossem profissionais, pois a Receita pode avaliar nota por nota”, destacou.


Atuação como pessoa jurídica

A especialista destacou em sua apresentação as particularidades de quem atua também como pessoa jurídica, e a importância de fornecer à Receita as informações com precisão. “Desde 2019, há uma fiscalização muito rigorosa na Pessoa Jurídica. Algumas empresas tiveram problemas com a natureza de suas atividades em consequência de opções tributárias inadequadas. A prestação de serviço como pessoa jurídica é totalmente legal e pode ser vantajosa, mas é preciso seguir o que prevê a regulamentação, então vale a pena avaliar”, esclareceu.


Clique aqui ou assista abaixo ao Fórum de Ideias na íntegra

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top