Febre Amarela abre temporada de discussões do Café Controverso
O Café Controverso: Saúde em Pauta, uma parceria entre o Espaço do Conhecimento da UFMG e o Instituto Unimed-BH, volta em 2018 e traz nessa primeira edição o tema “Febre amarela: a vacina é eficaz?”.
Participam do debate a médica membro da Sociedade Mineira de Infectologia, Tânia Marcial, e o professor da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana, José Geraldo Leite Ribeiro. O evento será mediado pela professora titular aposentada da Faculdade de Medicina da UFMG Rocksane Norton.
Até o momento, em Minas Gerais foram confirmados 320 casos de febre amarela, sendo que 108 evoluíram para óbito. Outros 624 casos estão sob investigação da Secretaria Estadual de Saúde e cerca de dois milhões de pessoas não receberam imunização, apesar da vacina ser oferecida gratuitamente nos postos de saúde. “A vacinação é uma intervenção importante na redução do impacto da doença, pois, ao serem vacinadas, aquelas pessoas não são as únicas beneficiadas, e sim, toda a sociedade, devido à redução da possibilidade de disseminação”, informa Tânia Marcial.
Segundo José Geraldo a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores. A forma silvestre ocorre quando um mosquito pica um macaco contaminado e transmite para uma pessoa. No caso da urbana, o Aedes Aegypti pica uma pessoa contaminada e transmite para outra pessoa. “Os casos de febre amarela registrados até o momento foram transmitidos pelo mosquito silvestre, e a vacinação é a melhor forma de prevenção”.
Esta é mais um projeto patrocinado pelo Instituto Unimed-BH e viabilizado por meio do incentivo de médicos cooperados e colaboradores ao Programa Cultural.
Ficou interessado? Anote aí:
Data: 24/3, sábado
Horário: 11h
Local: Espaço do Conhecimento da UFMG (Praça da Liberdade)
Lembrando que o evento é gratuito e aberto para toda população.
Café Controverso
A proposta do Café Controverso, lançado em 2012, é discutir temas atuais a partir de múltiplas perspectivas, dando oportunidade para os seus pontos de encontro e contradições. O projeto idealizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG promove encontros mensais e, nessa trajetória de cinco anos, vem propiciando o compartilhamento de informações das mais diversas áreas do conhecimento, de dentro e fora da Universidade.
O objetivo do Café Controverso: Saúde em Pauta, realizado em parceria com o Instituto Unimed-BH, é compartilhar com o público geral informações sobre os temas mais levantados em consultórios pelos pacientes.