Exames RT PCR para permitir participação em eventos não são cobertos pelo plano de saúde
A Unimed-BH tem registrado um aumento significativo na solicitação de testes RT PCR. É importante esclarecer aos pacientes que, caso o exame tenha como intuito permitir acesso a eventos, eles não são cobertos por planos de saúde.
A Prefeitura de Belo Horizonte tem, nos últimos dias, liberado a realização de eventos sociais (feiras, exposições, congressos, seminários, teatros, cinemas, festas, jogos de futebol etc.) na capital mineira por meio da publicação de portarias. Essas diretivas determinam, entre outras exigências, que os participantes dos eventos apresentem testes RT PCR, ou teste rápido, negativo de até 72 horas antes.
Diante dessas determinações da Prefeitura, reforçamos que, caso esse tipo de exame (RT PCR, ou teste rápido) seja solicitado por pacientes que tenham como intuito participar de eventos, os cooperados devem orientá-los que, para estes fins, os testes não são cobertos pelas operadoras de saúde – podendo ser realizados de forma particular.
A Unimed-BH já tem registrado um aumento na solicitação desse tipo de exame. Como cooperativa, temos como premissa a utilização responsável dos recursos e foco em nossa sustentabilidade. Assim, esses exames devem ser solicitados apenas para pacientes sintomáticos e como parte do acompanhamento médico.
Lembramos que a gestão dos nossos recursos é responsabilidade de todos nós. Confira as portarias publicadas até o momento e esclareça ao seus pacientes sobre as condições corretas para solicitação do RT PCR via plano de saúde:
Portaria Nº 0332/2021 – Protocolos para jogos de futebol profissional
Portaria Nº 3334/2021 – Protocolos para feiras, exposições, congressos e seminários
Portaria Nº 3335/2021 – Protocolos para teatros, shows e espetáculos com público
Portaria Nº 3336/2021 – Protocolos para eventos sociais