Evite as armadilhas das notícias falsas
Você já ouviu falar de infodemia? O termo vem da junção das palavras informação com epidemia e serve para caracterizar o excesso de dados sobre algum assunto, muitas vezes sem qualidade ou credibilidade. Com a pandemia do novo coronavírus, esse fenômeno cresceu muito e, juntamente com ele, a disseminação de notícias falsas, impulsionada pela facilidade de compartilhamento nas redes sociais.
Com o aumento dos casos da COVID-19 nos últimos dias, temos observado uma maior incidência das chamadas fake news, algumas delas, inclusive, usando as marcas de singulares do Sistema Unimed.
Esta aqui, por exemplo, está circulando com o logo da Unimed Cataguazes:
E a Unimed do Brasil se posicionou a respeito:
“Essa publicação refere-se à fase inicial da pandemia e foi veiculada em 2020 nos canais digitais da Unimed Cataguases com objetivo de reforçar à população as medidas sanitárias de contenção ao novo coronavirus. É importante considerar que o contexto da época dessa divulgação era outro e que o comunicado da cooperativa apoiava as recomendações das autoridades públicas locais, não se aplicando ao momento atual”.
Se você receber este material, a dica é: não compartilhe. Tirada do contexto, a informação se torna falsa.
É possível que você também tenha recebido uma cartilha com a marca da Unimed João Pessoa, falando sobre o coronavírus e como se prevenir. Mas esse conteúdo não foi produzido pela singular, que alertou o público em seu Instagram.
Fuja das fake news
Na Unimed-BH, utilizamos nossos canais oficiais para a divulgação de informações verdadeiras. Portanto, sempre que tiver alguma dúvida sobre um conteúdo, basta consultar nossas redes socias, portal ou Site dos Cooperados. O mais importante é nunca compartilhar uma informação sem ter certeza da sua veracidade, principalmente as notícias que dizem respeito à Cooperativa. Afinal, somos todos responsáveis pela reputação de nossa marca.
Para alertar e conscientizar cooperados, colaboradores e prestadores sobre o tema, estamos divulgando uma campanha com foco no combate às notícias falsas, que reforça a responsabilidade da nossa conduta no compartilhamento de notícias de cunho duvidoso.
Quer saber como evitar cair nas armadilhas das notícias falsas?
Confira algumas dicas importantes:
:: Sempre verifique as fontes da informação.
:: Desconfie de notícias alarmistas.
:: Verifique a data de publicação.
:: Evite dar crédito a textos conspiratórios.
:: Caso receba alguma informação com a marca de uma empresa, verifique nos canais oficiais de comunicação antes de compartilhar.
:: Na dúvida, não compartilhe.
Clique AQUI e acesse uma cartilha que produzimos com mais dicas de como evitar as fake news.