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Entenda como selecionamos os projetos patrocinados pelo Instituto Unimed-BH

Você já sabe que o Programa Sociocultural Unimed-BH é referência nacional na captação de recursos de pessoas físicas para a viabilização de ações e projetos socioculturais. Mas ouvimos falar que você tem dúvidas sobre o processo de seleção das iniciativas que recebem o patrocínio do Instituto Unimed-BH. Por isso, estamos aqui para te explicar melhor como é feito esse trabalho. Entenda:
 

1.    Como os projetos apoiados pelo Programa Sociocultural são escolhidos?

Para que um projeto receba o patrocínio do Instituto Unimed-BH, é imprescindível que ele se enquadre no Artigo 18 da Lei de Incentivo à Cultura, nas seguintes áreas culturais: artes cênicas, integradas ou visuais, música instrumental e/ou erudita, manutenção de museus e patrimônio cultural. 

Além disso, os projetos são submetidos a uma análise da equipe técnica e do Conselho Consultivo do Instituto Unimed-BH e são avaliados pela área de Compliance da Unimed-BH. Tudo com base nas diretrizes do nosso Programa de Responsabilidade Social Cooperativista.

Importante destacar que o Instituto Unimed-BH não patrocina projetos e ações com vínculos ou temáticas político-partidárias ou religiosas. Também são considerados como critérios para aprovação das iniciativas: o público alcançado pelas ações, a ampliação do acesso das pessoas à cultura e a formação de plateia, o fomento à cidadania, a transversalidade com a proposta de responsabilidade social da Cooperativa, a continuidade do patrocínio, a visibilidade da marca e a convergência da proposta com as 5 linhas de atuação do Instituto: Comunidade, Cultura, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Voluntariado.
 

2.    E como as propostas de patrocínio chegam até o Instituto Unimed-BH?

A inscrição de projetos para avaliação do patrocínio pelo Instituto Unimed-BH acontece pelo e-mail patrocinio@institutounimedbh.com.br. Antes de submeter uma proposta para avaliação, é importante que o projeto esteja aprovado pela Secretaria Especial de Cultura e que atenda aos critérios da política de patrocínio cultural da Cooperativa.

Todas as informações sobre os projetos podem ser conferidas no sistema único no Brasil, o SALIC (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura). O portal é totalmente transparente no que diz respeito ao cadastro dos projetos e à prestação de contas. Somente projetos cadastrados nesse sistema são avaliados pela Cooperativa. A análise das propostas inclui extensa conferência de documentos comprobatórios, exigência de certidões negativas e amplo currículo de atuação na área sociocultural por parte do proponente ou do artista.

Importante: somente são patrocinados pelo Instituto Unimed-BH projetos previamente aprovados, conforme descrito acima. Todos os artistas e proponentes culturais que procuram diretamente pelo Instituto Unimed-BH, especialmente os locais, recebem a orientação de cadastrar seu projeto na Lei, junto à Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo.

Lembramos tratar-se de renúncia fiscal com a necessária prestação de contas à Secretaria Especial de Cultura e à Receita Federal e respeito a todas as normas detalhadas na instrução normativa da Lei Federal.


3.    A Cooperativa participa da destinação de recursos aos projetos patrocinados pelo Instituto Unimed-BH?

Não. O valor investido nos projetos aprovados pelo Instituto Unimed-BH não possui relação com os recursos próprios da Unimed-BH. 
Os projetos socioculturais são patrocinados por meio da destinação de até 6% do Imposto de Renda devido de médicos cooperados e colaboradores e até 4% do IR Jurídico da Unimed-BH, via Lei de Incentivo à Cultura (Federal), no artigo 18, ou seja, com 100% de dedução no IR do incentivador.

Vale destacar que a verba destinada aos patrocínios não transita no caixa da Cooperativa ou do Instituto, contabilmente, sendo direcionada diretamente dos incentivadores do Programa Sociocultural aos proponentes, artistas ou produtores culturais. O processe é feito com base nas normas previstas na legislação para a isenção fiscal. Sendo assim, o Instituto não realiza aporte direto em compras de espetáculos, shows ou campanhas de marketing.

A inserção de marca do Instituto Unimed-BH nos projetos patrocinados é uma contrapartida dada pelos proponentes, sem custo adicional, e prevista na Legislação do setor.


Ainda tem dúvidas sobre o Programa Sociocultural? Fale com o seu analista de relacionamento. A nossa equipe está à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o tema.
 

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Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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