Entenda a adequação dos nossos indicadores econômicos às diretrizes da ANS
Vem novidade por aí! A partir de 2019, os nomes dos nossos indicadores econômicos que você já conhece, como Índice de Utilização, Receita Bruta e Custos Assistenciais, vão mudar. A novidade foi apresentada aos cooperados na Assembleia Geral realizada nessa quarta, 5, pela diretora comercial e de relacionamento institucional, Mercês Fróes. Na ocasião, ela explicou como será a mudança, como ficará o acompanhamento dos indicadores e reforçou que essa adequação não altera o resultado líquido da Cooperativa.
Por que mudar?
Trata-se de uma recomendação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com o objetivo de padronizar os indicadores de todas as operadoras de plano de saúde e possibilitar formas de comparação.
O que a ANS considera?
Hoje, o cálculo atual da receita da Unimed-BH considera: venda de planos de saúde + atendimentos de intercâmbio + negócios opcionais (como transporte aeromédico e assistência odontológica). Agora, pelo novo parâmetro da ANS, o cálculo irá considerar somente a receita proveniente da venda de planos de saúde.
Como ficam os indicadores após a mudança?
A Cooperativa continua recebendo os mesmos valores dos clientes e do Sistema Unimed. O acompanhamento da receita é que passa a ser diferente. E como a receita interfere no cálculo dos demais indicadores econômicos, eles também mudam, assim como seus nomes, de acordo com a ANS:
O resultado líquido, ou seja, o resultado final da Cooperativa permanece o mesmo em valores nominais, mas representado de forma diferente.
O faturamento, despesas e demais resultados da Unimed-BH também permanecem os mesmos e continuarão sendo disponibilizados com total transparência para o cooperado.
Como fica o cálculo da sua remuneração variável?
A partir de março, a remuneração variável, que hoje é baseada no Índice de Utilização (I.U), passará a ser baseada no indicador de Despesas Médicas.
Se você ainda não viu, assista ao vídeo abaixo que resume esta mudança:
Fique por dentro dos principais temas abordados na Assembleia: