skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Encontro debate o uso da Inteligência Artificial na saúde

Na última segunda-feira, 25, o Centro de Inovação em Inteligência Artificial (CIIA) para a Saúde, que funciona dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizou o II Encontro Anual sobre Inteligência Artificial na Saúde para apresentação dos projetos que estão sendo desenvolvidos na área e, também, para promover o debate sobre o tema.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do professor Fernando Reis, pró-Reitor de Pesquisa da UFMG, do professor Virgílio Almeida, diretor do CI-IA Saúde, do professor Renato Ferreira, vice-diretor do ICEx, Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH, além de Tom Ribeiro, Wagner Meira, Gilberto Medeiros e Zilma Reis, professores que compõem a Diretoria Executiva do CI-IA Saúde. O evento também apresentou as pesquisas realizadas pelos cientistas do CIIA-Saúde, que desenvolvem soluções avançadas de inteligência artificial (IA) capazes de auxiliar profissionais no diagnóstico e tratamento de doenças, além de orientar gestores de saúde na programação de ações de prevenção e organização da assistência.

Em sua fala, o pró-reitor de pesquisa da UFMG, Fernando Reis, destacou a relevância dos projetos que estão sendo desenvolvidos dentro do CIIA-Saúde. “Recentemente, tivemos a visita da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddah, que elogiou os projetos pelo potencial de reduzir custos e aumentar o acesso à saúde nas regiões mais distantes do Brasil por meio da tecnologia e, com isso, melhorar vários indicadores de saúde”, destacou. “Também quero saudar o nosso colega da Ginecologia e Obstetrícia, Frederico Peret, que atualmente é presidente da Unimed-BH e, por meio dele, agradecer essa parceria. A Unimed-BH e a UFMG são parceiras há muitos anos na área de educação, mas é fundamental uma operadora do porte da Unimed-BH se unir aos esforços da academia para a inovação em melhoria do atendimento à população”, destacou.

Frederico Peret agradeceu e destacou a importância dos projetos desenvolvidos pelos cientistas do CIIA-Saúde. “Assim como na saúde pública, a saúde suplementar também tem desafios a serem vencidos buscando sempre a melhor assistência ao paciente. Os projetos que estão sendo desenvolvidos aqui vão impactar a saúde de várias formas, principalmente na questão do acesso”, declarou.

O CI-IA tem financiamento da Fapesp, da Unimed-BH e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Equipe da Unimed-BH presente no II Encontro Anual CIIA-Saúde: A coordenadora de Avaliação e Tecnologia em Saúde, Silvana Kelles, o diretor-presidente, Frederico Peret, e o gerente de Ciência de Dados em Saúde, Fernando Biscione


 

Projetos desenvolvidos

Lançado em 2022, o primeiro edital do CIIA-Saúde escolheu projetos de diversas partes do país. Durante o encontro realizado nesta segunda-feira, 25, foi possível conhecer algumas dessas iniciativas que vão beneficiar não só a saúde pública como também a Unimed-BH.

Confira abaixo alguns dos projetos que vão contar com a base de dados da Unimed-BH:

:: O uso de modelos preditivos de inteligência artificial na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis – que vão analisar dados da população de Belo Horizonte;

:: Predição de desfechos clínicos e econômicos por meio de apresentações semânticas multimodais de pacientes resilientes a drifts temporais

:: Integração dos Dados do Sistema único de Saúde e de Saúde Suplementar: Estudo de Coorte da Assistência Ecológica em Belo Horizonte.

Segundo o professor Virgílio Almeida, diretor do CIIA-Saúde, “o uso de Inteligência Artificial está crescendo exponencialmente, principalmente depois do lançamento do ChatGPT, e vem chamando a atenção de várias universidades e cientistas pelo país. Em breve, o Centro lançará o segundo edital para que mais projetos sejam contemplados”, disse.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top