skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Encontro de Negócios traz análise otimista para o futuro, mas com os pés no chão

Evento promovido pelo Sicoob Credicom em parceria com a Unimed-BH contou com a presença do economista Ricardo Amorim, que avaliou o cenário econômico para o futuro

Um tom otimista – porém cauteloso – marcou a análise econômica de Ricardo Amorim no Encontro de Negócios 2021. Realizado pelo Sicoob Credicom em parceria com a Unimed-BH, no dia 23 de fevereiro, o evento, em formato digital, debateu as perspectivas para recuperação econômica do país. O diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, esteve presente e participou junto do diretor-presidente do Sicoob Credicom, Garibalde Mortoza Junior, de uma mesa redonda com o economista.

Apesar da crise que assola o país nos últimos meses, com o aumento do desemprego e crescimento negativo, Ricardo Amorim vê boas perspectivas para o futuro. Ele apontou o pagamento do auxílio emergencial como uma medida positiva para a economia, mas destacou a importância ao combate à pandemia para que tais gastos não sejam mais necessários.

“É preciso juntar as duas coisas: cuidar da saúde e da economia ao mesmo tempo. Quanto menos tempo demorarmos para controlar a pandemia, menos medidas de compensação o governo vai precisar fazer e mais rápido teremos a recuperação”, disse Ricardo Amorim.

O economista destacou ainda o risco da expansão fiscal descontrolada, um efeito colateral do gasto público elevado com o objetivo de estimular a economia. “O Brasil precisa desarmar o risco da expansão fiscal muito forte. Economia é igual medicina: um medicamento cura, mas tem efeitos colaterais. A dívida pública do governo está crescendo e isso precisa ser controlado”, alertou.
 


Samuel Flam, Ricardo Amorim e Garibalde Mortoza Júnior protagonizaram um momento de debate durante o evento

 

Vacinação e economia

A importância de um programa de vacinação ágil e de ampla abrangência também foi abordada por Ricardo Amorim. Ele destacou como a recuperação da economia está atrelada a esse movimento. “A vacinação é fator determinante para acelerar o processo de recuperação. Somente com mais pessoas protegidas e menos preocupadas com a doença, poderemos alcançar a forte recuperação que a economia brasileira precisa”, disse.

Samuel Flam destacou a crença na capacidade humana de superar crises, se reinventar e gerar riquezas, mesmo em cenários de grandes dificuldades. “É preciso agir. Mas, obviamente, nem todas as variáveis que compõem o momento atual estão sob nosso controle ou influência. Precisamos saber antever cenários e navegar conforme as correntes, de forma cautelosa e estratégica. Sejam elas quais forem. Com isso, surge a importância deste evento que participamos hoje”, disse.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top