Ela chegou insegura, mas pode sair confiante. Depende de você.
Na última semana falamos um pouco sobre o apoio da Unimed-BH ao projeto Parto Adequado e sobre a nossa trajetória nesse movimento de cuidado (clique aqui para conferir). E para dar continuidade ao tema, falamos com uma das nossas cooperadas da Ginecologia e Obstetrícia, Vanessa Guimarães Hissa, sobre a relevância em estabelecer uma relação de confiança entre médico e paciente durante o planejamento do parto adequado para a mãe e para o bebê. Confira!
– Muitas vezes a paciente gestante ou que está planejando engravidar chega insegura ao consultório. Como você acredita que o médico pode atuar para levar acolhimento e segurança para essa paciente?
Vanessa: Acredito que o fator mais importante é a informação clara sobre a gestação, parto e puerpério. É fundamental ouvir a demanda de cada cliente de forma individual, esclarecer as dúvidas e nos mostrar parceiros nesse projeto da maternidade, diminuindo o medo do desconhecido.
– Como você acredita que a relação de confiança da paciente com a gestante e sua família afetam a experiência do cliente com a Unimed-BH?
Vanessa: Nós somos os representantes da Unimed-BH. Assim, nosso atendimento e nossa relação com as pacientes e seus familiares são imediatamente associados à Cooperativa. Quanto melhor a relação médico-paciente, melhor a imagem da Unimed.
– Como médicos, sabemos da importância em oferecer à paciente e sua família a melhor e mais segura assistência em saúde. Quais os principais aspectos você destacaria na aplicação dessa premissa durante o processo de escolha do parto adequado?
Vanessa: O parto adequado está intimamente relacionado a um atendimento respeitoso e humanizado, atendendo cada paciente em sua individualidade, escolhendo a melhor forma de parto para aquela paciente e aquele bebê, naquele momento. A informação correta e clara sobre as vantagens do parto normal, quando possível, clampeamento oportuno do cordão umbilical, contato pele a pele após o nascimento, amamentação o mais precocemente possível, são alguns aspectos a serem observados e trabalhados junto ao casal.
Inspirador, não é mesmo? Continue acompanhando nossos canais de comunicação para saber mais sobre a atuação da nossa Cooperativa dentro do Projeto Parto Adequado.
O PARTO ADEQUADO TAMBÉM ESTÁ NO IQA!
Já conferiu o vídeo sobre o Parto Adequado que está no 12º ciclo do IQA? Clique aqui para acessar e aproveite para garantir remuneração adicional nos próximos quatro meses, concluindo as suas capacitações até 21/06.