Economista Eduardo Yuki aponta os rumos do cenário do Brasil
A atividade econômica do Brasil continua apontando incertezas, com desemprego em alta e empresas sem perspectiva de retomar contratações. É o que demonstrou o economista e Head of Investiment Solutions do BNP Paribas, Eduardo Yuki, durante o Fórum de Ideias especial sobre Economia e Previdência, realizado na última segunda-feira, dia 26.
“Neste momento, o que estamos vivendo no Brasil é a queda no endividamento das empresas, devido à redução da taxa de juros, mas ainda há lucro negativo”, afirmou o economista durante palestra para mais de 200 cooperados que participaram do encontro no Espaço de Eventos Unimed-BH.
Segundo Eduardo Yuki, apenas em 2018 o cenário pode começar a dar sinais positivos. “Para o próximo ano, a previsão é que a taxa de juros continue sendo reduzida, assim como a inflação, contribuindo para o fim do ciclo de demissões. Ainda, a estimativa de PIB é de 2,6%, muito melhor que o cenário dos últimos anos. Isso não representa um cenário 100% positivo, mas já haverá menos pessimismo entre os empresários”, disse.
Previdência complementar para planejamento do futuro com segurança
O Fórum de Ideias também recebeu como convidado o diretor-presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, que falou sobre os benefícios da previdência complementar e apresentou novidades para os participantes do Plano Cooperado (um dos planos da Previdência Unimed-BH).
“Pesquisas apontam que 52% dos aposentados têm aumento das despesas após a aposentadoria. Por isso, a previdência complementar é um modelo baseado em gestão de risco e proteção do futuro que oferece um conjunto de benefícios, como segurança e planejamento tributário – neste caso, com opção de utilizar incentivo fiscal e ter dedução de até 12% no Imposto de Renda”, afirmou Helton Freitas.
No caso do Plano Cooperado, há ainda mais vantagens: 0,3% a.a. de taxa de administração e ausência de taxa de carregamento (isso significa que o valor depositado é mantido na íntegra, sem desconto). E, a partir de julho, novos perfis de investimento estarão disponíveis para os participantes do Plano. “Até então, era oferecido apenas o perfil conservador. Agora, atendendo às demandas dos cooperados, estão disponíveis os perfis moderado e arrojado, com opções de rentabilidade diferentes”, completou Helton Freitas.
Quer saber mais sobre o Plano Cooperado e novos perfis de investimento?
Entre em contato com a sua analista de relacionamento para receber mais informações.