Doses de esperança
Cooperativa inicia a vacinação das equipes que atuam na linha de frente da Rede Própria
O dia 20 de janeiro de 2021 se tornou um capítulo importante nos 50 anos da história da Unimed-BH. A Cooperativa acaba de iniciar a vacinação contra a Covid-19 nas unidades da Rede Própria. O primeiro imunizado foi o cooperado da Clínica Médica e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Unimed-Unidade Contorno, Lucas Viegas Martins.
Lucas é cooperado da Unimed-BH há mais de 26 anos e vem coordenando a equipe de UTI Adulto da unidade desde o início da pandemia. “Essa é uma expectativa de mudança, porque 2020 foi um ano muito duro e só a vacina pode nos trazer de volta à vida normal. Com essa segurança dada pela vacina temos mais coragem e força de dar sequência ao nosso trabalho. Reforçando que mesmo o indivíduo imunizado deve continuar com todos os critérios e cuidados. Espero que em breve a vacina esteja disponível e que todos possam recebê-la”, destacou Lucas.
Confira a cobertura desse momento tão importante para a nossa Unimed-BH:
Como definido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, os primeiros imunizados atuam nos hospitais, priorizando as equipes da linha de frente no atendimento à COVID-19. Os profissionais de saúde alocados nas unidades de Betim e Contagem serão imunizados de acordo com o plano de cada município. Vale ressaltar que todo o fornecimento do imunizante está sendo realizado exclusivamente pelo poder público e que não há, até o momento, a opção de compra da vacina por instituições privadas.
Segundo o Ministério da Saúde todos os trabalhadores de saúde serão contemplados, entretanto a cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas. Em nossa rede própria, a vacinação teve início na última quarta-feira no HU – Contorno e Hospital Infantil São Camilo Unimed. As imunizações também foram iniciadas na Maternidade Unimed – Unidade Grajaú e no Hospital Pedro I.
Equipe do CTI do Hospital Unimed-Unidade Contorno celebra a imunização
IMPORTANTE
Pensando em sempre manter todos os cooperados munidos de informações de confiança e credibilidade, a Unimed-BH montou um material com algumas dúvidas frequententes sobre a vacinação contra a COVID-19. Clique aqui para acessar.
Nota de Esclarecimento
A Unimed-BH informa que vem acompanhando as definições relativas à campanha de vacinação contra a COVID-19 iniciada no Brasil que conta, até o presente momento, com duas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Cooperativa esclarece que todo o fornecimento do imunizante está sendo realizado exclusivamente pelo poder público e que não há, até o momento, a opção de compra da vacina por instituições privadas. Além disso, reforça que, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, compete a cada um dos municípios organizar o seu respectivo processo de vacinação.
Conforme as diretrizes definidas pelo órgão federal, considerando a disponibilidade limitada de doses da vacina, foram estabelecidos grupos prioritários para a vacinação. Assim, na primeira fase da campanha, estão sendo vacinados os seguintes profissionais de saúde:
:: Equipes que estiverem envolvidas diretamente na vacinação dos grupos elencados para as doses disponíveis;
:: Trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas;
:: Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados da COVID-19.
De acordo com o Ministério da Saúde, a população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a COVID-19 foi priorizada segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. Outros grupos prioritários para a primeira fase da vacinação podem ser consultados no Informe Técnico do Ministério da Saúde, disponível clicando aqui.
Novas informações sobre a campanha de vacinação serão compartilhadas pela Unimed-BH tão logo estejam disponíveis.