skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Dois anos no ar e 250 temas médicos disponibilizados gratuitamente

Síndromes médicas, casos clínicos, artigos de revisão e a relação das principais organizações médicas mundiais em cada especialidade, além de perguntas e respostas de um assunto específico. Em maio de 2017 nascia o blog Internet Médica, que disponibiliza, gratuitamente, mais de 250 temas médicos aos profissionais da saúde do Brasil e do mundo.

     

“De A a Z, estou terminando um dicionário inédito das síndromes médicas, possivelmente com todas as que foram descritas até o momento na literatura médica mundial”, revela o cooperado da Cardiologia, Paulo Fernando Leite, responsável pela iniciativa.


A fonte das informações é o free medical journals (em português, revistas médicas gratuitas), com destaque para as publicações da Scielo (Brasil, Chile, Portugal, Espanha e Argentina), da PubMedCentral e de renomadas revistas, como Cleveland Clinic Journal of Medicine e The Netherlands Journal of Medicine. O número de acessos é acompanhado por meio da ferramenta Google Analytics, onde Paulo conhece os países dos seus visitantes mais frequentes.

“Em primeiro lugar, o Brasil. Em segundo os EUA e, em terceiro, os outros países de língua portuguesa”, classifica o cardiologista. “Mas é importante destacar acessos ao blog de países como Benim, Macedônia, Egito e China”, completa. Na página inicial do blog, que é de acesso gratuito e não requer cadastro, há um mecanismo de busca que ajuda a localizar determinado tema, além da seção “Arquivo”, com o conteúdo de cada mês desde sua inauguração, em 2017.

Atualização do blog

Paulo afirma que atualiza o conteúdo do blog de três formas: com pesquisas diárias sobre síndromes médicas de destaque e, preferencialmente, as que estão sendo atualizadas; pela seleção de temas com um público-alvo considerável ou de saúde pública, como dengue, gravidez e disfunção erétil; e pelo atendimento de solicitações de outros médicos pelo mundo.

“No último mês de março, um cooperado da Unimed-BH solicitou o tema ‘mieloma múltiplo’, outro cooperado solicitou-me abordar as ‘uveítes’ e outro o tema ‘acupuntura’, a ser incluído neste mês de maio. Também em 2019, um médico do Egito requereu as ‘dermatoses ocupacionais’ e mais um, de Portugal, solicitou-me incluir uma abordagem das ‘síndromes mielodisplásicas’”, conta.

Com dois anos de atividades no campo da educação e pesquisa on-line, o blog contabiliza, segundo Paulo, de 1,2 mil a 1,5 mil acessos por dia. Ele diz que não usa as redes sociais para divulgá-lo e que seu principal mecanismo de difusão é o WhatsApp, quando um médico divulga para seus colegas e assim sucessivamente. “Acredito que até o fim deste ano incluirei todas ou quase todas as síndromes médicas descritas na literatura mundial. Se conseguir, considerarei a missão cumprida. O blog ainda não tem uma meta comercial estabelecida, mas é um prazer trabalhar com educação médica on-line atualizada, organizando e relacionando os links para a classe médica”, finaliza.

Para mais informações, acesse: www.internetmedica.com.br

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top