Diretrizes de Qualidade Assistencial Unimed-BH: revendo conceitos
As inovações na medicina surgem a todo momento. Além das novas tecnologias, estudos científicos realizados por instituições conceituadas internacionalmente indicam novos caminhos para o tratamento de doenças e para o cuidado preventivo com a saúde. Como acompanhar essas novidades e garantir a oferta de assistência com qualidade e segurança aos nossos clientes?
Foi pensando nisso que o Conselho Social da Unimed-BH sugeriu à equipe técnica da Cooperativa o desenvolvimento de diretrizes que indicassem as práticas mais eficientes para a condução de casos clínicos comuns na nossa rotina de atendimentos.
A partir dessa proposta, iniciamos em janeiro deste ano um processo de consulta pública aos cooperados para a definição das Diretrizes de Qualidade Assistencial da Unimed-BH – as DQA.
Entenda melhor esse trabalho:
:: Qual é o objetivo das Diretrizes de Qualidade Assistencial?
A implementação das diretrizes visa elaborar consensos e boas práticas clínicas, garantindo a prestação de serviços com qualidade e cada vez mais segurança para o cliente Unimed-BH. Tudo com base nas recomendações da literatura mais atualizada sobre cada tema. Além disso, as diretrizes contribuirão para a redução de desperdícios e para o controle de custos, medidas importantes para a sustentabilidade da Cooperativa.
:: Como as DQA estão sendo criadas?
Após amplo trabalho de pesquisa da equipe técnica da Unimed-BH, cada proposta de diretriz é disponibilizada ao conjunto de cooperados para análise, por meio de um formulário divulgado em nossos meios de comunicação. As consultas públicas seguem metodologia semelhante às utilizadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Além de conhecer o conteúdo, cada cooperado tem a oportunidade de emitir sua opinião sobre as orientações descritas, enviando propostas de melhoria, sugestões de utilização de outras referências bibliográficas, entre outros relatos.
Todos os retornos recebidos são compilados e apresentados aos membros dos Comitês de Especialidades diretamente ligados aos temas em discussão. Em reunião presencial, os representantes dos Comitês avaliam as contribuições enviadas pelos cooperados e chegam a um consenso sobre a diretriz, recomendando tecnicamente o documento para aprovação do Conselho de Administração da Cooperativa.
:: Como os cooperados terão acesso às orientações?
Após aprovação das diretrizes, as orientações serão divulgadas por meio de diversas ações educacionais e da parametrização de nossos sistemas para apoio ao cooperado na solicitação de exames e procedimentos conforme boas práticas, com base no perfil e nas necessidades de cada cliente Unimed-BH.
Quem participa, aprova a iniciativa:
Na última terça-feira, 25/6, os representantes dos Comitês de Especialidades se reuniram na sede da Cooperativa para debater as sugestões enviadas pelos cooperados para o aprimoramento da diretriz sobre “Solicitação pré-operatória de exames em indivíduos candidatos a cirurgia eletiva”.
Para Aierson Faria Júnior, cooperado da Oftalmologia, o grande valor da iniciativa está no envolvimento de todo o conjunto de cooperados na definição das melhores condutas médicas que serão praticadas na cooperativa: “Provocar a reflexão dos colegas é extremamente necessário para a evolução dos nossos serviços”, destacou.
Alexandra de Vasconcelos Vieira, cooperada da Anestesiologia, também demonstrou satisfação em fazer parte do trabalho: “Entre as várias especialidades médicas há grande diferença de cultura. Esse espaço de debate é fundamental para conseguirmos quebrar paradigmas que foram construídos ao longo dos anos e que já não têm validade, segundo evidências científicas. Esse movimento certamente trará mais segurança aos nossos pacientes, além de contribuir com a sustentabilidade da nossa cooperativa”, afirmou.