Diretora da Unimed-BH participa de evento sobre ODS
A Unimed-BH é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e assume compromisso público com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, também faz parte da Rede 2030, por meio da qual se compromete a dar contribuições efetivas para os ODS mais significativos para o Estado de Minas Gerais. Em razão do trabalho que temos feito nesse sentido, a diretora Comercial e de Relacionamento Institucional, Mercês Fróes, recebeu o convite do projeto Verbo Gentileza, patrocinado pelo Instituto Unimed-BH, para integrar um time com outras 16 mulheres para falar justamente sobre este tema.
O evento teve como mote “E se as mulheres liderassem o mundo?”, uma referência à semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, e foi realizado na quarta-feira, dia 10/3. Mercês Fróes falou sobre o ODS 3 – Saúde e bem-estar, e destacou a conexão entre as duas palavras. “Esses dois termos estão de mãos dadas. Por isso, a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. E quando analisamos esse conceito, vemos que saúde é, de fato, o bem-estar dos indivíduos em sua integralidade”, explicou.
Ela também falou das metas do ODS 3, destacando a redução da mortalidade neonatal, infantil e materna, a garantia de acesso aos serviços de saúde sexual, planejamento familiar, prevenção por meio de vacinas e a erradicação de doenças como tuberculose e malária. “Tão importante quanto assumirmos esses compromissos públicos com os ODS, é também cuidar para que todos gerem contribuições efetivas para esses Objetivos. Como médica e como liderança da Unimed-BH, eu acredito na universalização do acesso à saúde e espero que possamos desenvolver mais mecanismos que nos permitam cuidar cada vez mais das pessoas e construir um mundo melhor para todos e todas”, concluiu.
Participações
Também participaram do evento outras 16 mulheres, cada uma abordando um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. A cantora Zélia Duncan falou sobre o ODS 1 – Erradicação da Pobreza. Mity Hori, que atua na área de alimentação saudável e cozinha afetiva, abordou o ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável. O ODS 4 – Educação de Qualidade contou com a apresentação da relações públicas e professora, Vivian Blaso.
A executiva de marketing, Vanda Guimarães, falou sobre o ODS 5 – Igualdade de gênero. Mariana Amazonas, que atua na área de biotecnologia, destacou o ODS 6 – Água potável e saneamento. Luiza Maia, consultora em sustentabilidade, abordou o ODS 7 – Energia limpa e acessível. Dani Saraiva, que atua na área de filantropia, falou sobre o ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.
O ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura – foi pauta de Aila Raquel, que atua na área de aviação. A poetisa e escritora, Thata Alves, abordou o ODS 10 – Redução das Desigualdades. Eveline Trevisan, arquiteta e urbanista, falou sobre o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis. O ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis – ficou a cargo de Malu Antônio, gerente de marketing na indústria automobilística. Grazielle Garcia, ativista na área de meio ambiente, abordou o ODS 13 – Ações contra a mudança global do clima.
A ex-atriz e atualmente CEO em uma agência de marketing de experiência, Dilma Campos, destacou o ODS 14 – Vida na água. Lua Couto, pesquisadora de narrativas regenerativas, falou sobre o ODS 15 – Vida Terrestre. O ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes – foi tema para a jornalista e radialista Claudia Alexandre. E, por fim, o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação foi abordado por Fernanda Ebert, que atua com inovação.
O que são os ODS?
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de metas traçadas pela ONU e seus países membros em prol de um desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente amigável das economias globais. Ao todo, foram definidos 17 ODS, que se desdobram em 169 metas específicas.
O que é o Verbo Gentileza?
Projeto que tem como objetivo ligar as pessoas às cidades em que vivem por meio da gentileza. Tem como mote o fato de o verbo poder ser de ligação e também exprimir uma ação. O Verbo Gentileza tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelos mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.