Diminuir a taxa de sinistralidade é o nosso principal desafio
Dando sequência ao trabalho que vem sendo realizado para a redução do índice de sinistralidade, a Cooperativa dará início à segunda fase do projeto. Em um grupo com novas especialidades – Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Gastroenterologia e Pediatria – foram realizadas análises do perfil de solicitação de exames dos médicos cooperados.
Desta forma, a partir do dia 27 de outubro (amanhã), os médicos cooperados dessas especialidades, cujos exames solicitados mais impactam os custos e que mais solicitam exames, receberão uma mensagem de alerta via sistema SOL.
Eles se juntarão aos médicos cooperados da Clínica Médica, Endocrinologia, Ortopedia e Ginecologia e Obstetrícia que desde julho deste ano têm recebido esse alerta. Importante ressaltar que essa é uma mensagem de conscientização sobre a importância da solicitação racional de exames e não tem impacto na remuneração.
Para definir o indicador foi considerado como base o total de exames específicos de cada especialidade dentro da rede Unimed-BH, sendo este número dividido pelo número de clientes distintos atendidos em consulta eletiva. A análise foi feita no período de setembro/2022 a agosto/2023 e, a cada mês, avaliaremos a média móvel registrada nos últimos 12 meses.
Importante: não são considerados exames realizados nos atendimentos de urgência e emergência e durante a internação.
Para conferir quais os exames que compõem esse indicador para as novas especialidades, clique aqui.
Alerta no SOL
Na Unimed-BH, o aumento da quantidade de exames por paciente é um dos responsáveis pelo crescimento do índice de despesas médicas (sinistralidade). Como sabemos, não necessariamente o excesso de exames agrega valor à assistência.
Desta forma, o Conselho Social da Cooperativa sugeriu ações com o objetivo de sensibilizar o conjunto de cooperado e, nesse sentido, o estudo de análise do perfil de solicitação de exames dos médicos cooperados em cada especialidade surgiu como uma das propostas.