Dia Nacional da Imunização reforça a importância do calendário vacinal
O Dia Nacional da Imunização é celebrado no dia 9 de junho e chama a atenção para a vacinação em todas as idades, do nascimento à terceira idade. Sabemos que o Brasil tem tradição em campanhas de vacinação e é uma referência neste assunto. Por outro lado, o país está presenciando nos últimos anos um movimento antivacina, que vem crescendo e ganhando novos adeptos durante a pandemia da COVID-19. Diante desse cenário, especialistas e instituições de saúde alertam para urgência de combater as fake news e de manter o cartão de vacinação atualizado.
A varíola foi a doença que motivou a criação do Programa Nacional de Imunização e é hoje considerada uma doença erradicada. Segundo o cooperado de Medicina de Família e Comunidade, Daniel Knupp, essa é certamente uma das maiores evidências do impacto que as vacinas podem alcançar em termos de saúde populacional. O médico explica ainda que a poliomielite é outra doença considerada erradicada no Brasil e que, em breve, deve também ser erradicada no mundo. “Além disso, no Brasil já estivemos próximos da erradicação do sarampo. Infelizmente nos últimos anos, devido a quedas na cobertura vacinal no Brasil e em outros países, e a fluxos migratórios mais intensos, voltaram a ocorrer surtos pontuais no território brasileiro”, alerta.
Segundo o cooperado, as vacinas são formas normalmente muito eficientes de se prevenir doenças infecciosas. “Quando nos vacinamos, nosso sistema imunológico é capaz de já preparar anticorpos para um determinado agente infeccioso, que irão melhorar substancialmente a nossa capacidade de reagir caso sejamos expostos a esse microorganismo. Essa memória imunológica relacionada à vacinação nem sempre dura para sempre. Para algumas vacinas são necessárias doses de reforço que reativam a memória do nosso sistema imunológico. Por isso, é fundamental manter atualizado o cartão de vacinação”, alerta o especialista.
O Brasil possui um calendário básico de vacinação que é voltado para todas as idades, do nascimento à terceira idade. Segundo Daniel Knupp, esse calendário traz a relação das vacinas que, na análise das evidências sobre sua eficiência e relevância epidemiológica, são consideradas necessárias em termos de saúde pública. “O calendário básico de vacinação, portanto, leva em consideração o impacto que uma doença tem na população e a existência de uma vacina comprovadamente eficiente para a sua prevenção. É interessante destacar que tanto o programa nacional de imunização, que já tem quase 50 anos de existência, como o atual calendário básico de vacinação são tidos como referências mundialmente”, relata.
Vacinação contra a COVID-19
Atualmente, o Ministério da Saúde está realizando a Campanha de Vacinação contra a COVID-19 em todo o território nacional. A vacinação é a principal esperança de controle da pandemia no Brasil e no mundo, diz Knupp. “Sem a vacinação, basicamente só nos restaria manter as medidas de distanciamento e mitigação de contágio, como o uso de máscaras e de higiene respiratória, e aguardar por mutações do vírus que pudessem ser menos transmissíveis e menos letais, levando ao abrandamento da pandemia. Além dos ensaios clínicos realizados com as vacinas disponíveis, o que vem se observando do ponto de vista epidemiológico nos países que já estão mais adiantados na vacinação, e mesmo o que já se observa no Brasil na população vacinada, é algo realmente promissor”, pontua.
Em Belo Horizonte, a campanha está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde que semanalmente divulga a relação do público-alvo, data e dia para vacinação. Confira pelo site da PBH. Clique AQUI.
Vacinação contra o vírus influenza
Além da vacinação contra a COVID-19, também está ocorrendo em todas as cidades brasileiras a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. De 9 de junho a 9 de julho acontece a 3ª etapa da campanha voltada para os seguintes públicos: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Segundo Daniel Knupp, a incidência das síndromes respiratórias aguda grave pelo vírus influenza é significativa, e tem caráter sazonal, aumentando consideravelmente no período do inverno. “Para evitarmos que os casos de influenza sobrecarreguem ainda mais o sistema de saúde, competindo por leitos de internação e recursos de saúde em geral, é fundamental que as pessoas dos grupos de risco sejam vacinadas”, alertou.
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nessa quarta-feira, 9 de junho, que está ampliando a vacinação contra a gripe para a 3ª etapa. Confira AQUI!
Em nossa Cooperativa, a tradicional Campanha de Vacinação contra os vírus da gripe ainda está em andamento.
Fique atento! Ainda dá tempo de cuidar da sua saúde se imunizando até o dia 16 de junho de 2021, próxima quarta-feira.
Confira as informações necessárias para aproveitar essa oportunidade:
:: Locais de vacinação contra a Influenza para os médicos cooperados Unimed-BH:
– Clínica Imunológica Funcionários: rua Alagoas 772, Savassi – BH.
– Clínica Imunológica Contagem: avenida João César de Oliveira, 1007, sala 111, Eldorado – Contagem.
Conforme já citado, a vacinação estará disponível até o dia 16 de junho de 2021, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.
IMPORTANTE: para vacinação, é necessário apenas apresentação de documento com foto. Recomendamos também que o seu cartão de vacinação seja entregue aos profissionais da clínica para atualização.
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.
Materiais importantes de orientação aos nossos clientes
A Unimed-BH preparou um material com informações sobre o calendário de vacinação dos idosos para orientação dos seus clientes e da sociedade em geral. O conteúdo traz dados importantes sobre as principais vacinas disponíveis na rede pública de saúde e pode ser conferido AQUI.
Confira também a nossa Cartilha com orientações sobre Vacinação COVID-19 X Vacinação Influenza. Clique aqui para baixar e compartilhar com os seus clientes e contatos.
Quer saber mais sobre o Calendário Vacinal Brasileiro?
O Calendário Vacinal 2021/2022 está disponível para consulta na página oficial da Sociedade Brasileira de Imunologia. Acesse ou baixe aqui.