Dia do Idoso chama atenção para o envelhecimento saudável
A Unimed-BH está celebrando a data com diversas ações especiais. Neste sábado e domingo, ainda dá para conferir a programação do Festival Sabiá – Celebrando a Maturidade, que acontece na Praça Floriano Peixoto
A população brasileira com mais de 65 anos foi estimada em 207,8 milhões de pessoas no ano passado, conforme aponta a pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018”. O estudo revela ainda que a parcela de idosos no Brasil cresceu 26% entre 2012 e 2018. E foi com o objetivo de valorizar essa porção que o Dia do Idoso foi criado. A data, celebrada em 1º de outubro, também tem o papel de evidenciar que o envelhecimento pode ser uma fase positiva da vida. Sempre pensando no cuidado com a saúde e no envelhecimento saudável, a Unimed-BH não deixou a data passar em branco e promoveu diversas ações para o público 60+.
Neste fim de semana, dias 05 e 06 de outubro, o Instituto Unimed-BH patrocina o Festival Sabiá – Celebrando a Maturidade. Com entrada gratuita, o evento será realizado na Praça Floriano Peixoto, dentro da programação do Circuito Instituto Unimed-BH.
A programação contempla shows com Toca de Tatu, Dona Jandira, Di Souza e Sérgio Pererê, Carolina Serdeira, Grupo Trivial com Chico Amaral; apresentação da Orquestra Jovem Sinfônica de Betânia; palestras com temas inspiradores, oficinas que envolvem arte, tecnologia, empreendedorismo e relacionamento, feira de produtores e food trucks. Um dos destaques é a ambientação do evento, pensada para que o público tenha o máximo de conforto, segurança e acessibilidade.
O Festival Sabiá é apoiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH e Banco Mercantil do Brasil. Realização: EncantaQueVoa, Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.
Acesse a programação completa do Festival Sabiá. Clique aqui!
Circuito Unimed Ativa
Dentro da programação do Dia do Idoso, a Unimed-BH promoveu no dia 30/09 uma ação especial com os integrantes do Circuito Unimed Ativa – programa voltado à prática de atividades físicas e promoção da saúde, realizado na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia. Mais de 70 idosos participaram da ação, que contou com um grande café da manhã, sessões de quick massagem e brindes.
Quem adorou o evento foi a aposentada Maria das Graças Diniz Lacerda, de 70 anos, que afirma que o programa Circuito Unimed Ativa foi uma grande descoberta. “Tudo mudou desde que descobri o Circuito Unimed Ativa. Quando comecei a frequentar as aulas de alongamento e caminhada, estava procurando algum exercício para me movimentar e descobri esse encontro aqui na praça. Aprendi que só tem pontos positivos fazer parte do grupo e as atividades liberam um hormônio que deixa a gente mais alegre”, conta Maria das Graças.
Mais de 70 integrantes do Circuito Unimed Ativa foram à Praça Floriano Peixoto para celebrar o Dia do Idoso
Mitos e verdades sobre envelhecimento
Ainda dentro do tema, o Café Controverso, evento realizado no dia 28 de setembro, pelo Instituto Unimed-BH em parceria com o Espaço do Conhecimento UFMG, debateu o envelhecimento saudável. Estevão Alves Valle, geriatra cooperado da Unimed-BH e Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues (conhecido como LOR), presidente da Associação Mineira de Apoio às Pessoas com Neurofibromatoses, confirmaram que é possível ultrapassar a barreira dos 60 anos com saúde. Basta se manter ativo e informado!
Os presentes puderam esclarecer dúvidas frequentes sobre o tema. Questões como contar ou não ao idoso sobre doenças graves; uso de vitaminas e colágeno, eficácia do jejum e prevenção da demência foram levantadas pelo público. Os especialistas destacaram que o colágeno é uma proteína de baixa qualidade e por isso, não há motivos para seu consumo.
Outro ponto alto do encontro foi a discussão sobre reposição vitamínica. Segundo os médicos, ela só se justifica em casos de necessidade e de diagnóstico prévio. “Foi um encontro muito rico, pois mostramos que há como se cuidar para chegar ao fim da vida com qualidade. Realizamos um debate muito abrangente sobre uma pauta que precisa ser tratada sempre. O público foi primordial para o sucesso do evento”, pondera Estevão Valle.
O Café Controverso debateu os mitos e verdades sobre o envelhecimento e atraiu um grande público ao Espaço do Conhecimento da UFMG